XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: EVOLUTION OF FIAT AUTOMÓVEIS S.AS STRATEGY VIS-A-VIS COMPETITIVE CHANGES IN THE BRAZILIAN AUTOMOBILE INDUSTRY ENVIRONMENT: A CASE STUDY Autor: SERGIO MOLINA MICAELO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JORGE FERREIRA DA SILVA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 4821
Catalogação: 20/04/2004 Liberação: 20/04/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4821&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4821&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4821
Resumo:
Título: EVOLUTION OF FIAT AUTOMÓVEIS S.AS STRATEGY VIS-A-VIS COMPETITIVE CHANGES IN THE BRAZILIAN AUTOMOBILE INDUSTRY ENVIRONMENT: A CASE STUDY Autor: SERGIO MOLINA MICAELO
Nº do Conteudo: 4821
Catalogação: 20/04/2004 Liberação: 20/04/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4821&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4821&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4821
Resumo:
Fiat Automóveis S.A. stood out in the national automobile
industry when, in 2001, it became leader in the automobile
and light commercial vehicle market. The analysis of this
course has evaluated the variation within the
competitive environment and the strategies followed at two
especially relevant moments, which were determined by a
structured questionnaire and which happened in years 1994
and 2001. The characterization of the industry
environment and its strategies used the Porter Model of
five strengths and typology, which are based on generic
strategies. The competitive environment, in the course of
the previous and in the subsequent period of 1994, was
evaluated to have the suppliers´ negotiation power and the
industrial competition intensified. The accomplished
strategy could be distinguished as having been met half way
during the period previous to 1994; later on, it evolved to
something more of a focus. During the previous period of
2001, and subsequently to that, the industry
environment increased, highlighting the power of
negotiation of the buyers and the industrial competition.
In the course of this whole period, it could be evaluated
that Fiat has maintained its standing, which has
characterized its strategy as one oriented to focus.The
performance of these two periods was also appraised by
taking into consideration the variation of the return on
assets and market share. In the base year of 1994, there
was progress in these two performance parameters. During the
period around the base year of 2001, such parameters
suffered no evolution, but it could be noticed that market
share was above the one of its main competitors. In
addition, in terms of quality, the SCP model was validated
for both periods.