XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: NOTHING ABOUT US, WITHOUT US: DESIGN, A WAY TO REDUCE THE FRAGMENTATION IN THE PROCESS OF INCLUSION OF CHILDREN WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER IN THE TEACHING-LEARNING ENVIRONMENT Autor: MARIANA NIOAC DE SALLES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JACKELINE LIMA FARBIARZ - ADVISOR
Nº do Conteudo: 48176
Catalogação: 19/05/2020 Liberação: 19/05/2020 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48176&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48176&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48176
Resumo:
Título: NOTHING ABOUT US, WITHOUT US: DESIGN, A WAY TO REDUCE THE FRAGMENTATION IN THE PROCESS OF INCLUSION OF CHILDREN WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER IN THE TEACHING-LEARNING ENVIRONMENT Autor: MARIANA NIOAC DE SALLES
Nº do Conteudo: 48176
Catalogação: 19/05/2020 Liberação: 19/05/2020 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48176&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48176&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48176
Resumo:
The inclusion of people with disabilities in formal teaching-learning
environments is recent in Brazil. The last law is the Brazilian Inclusion Law (LBI,
2015). Because of LBI, the number of students with Autism Spectrum Disorder
(ASD) has increased significantly in recent years in regular teaching-learning
environments. Thus, since the formation of Basic Education teachers precedes LBI,
we raise the assumption that it does not contemplate much of situations of inclusion.
We then established as a research question how design could enhance the visibility
of inclusion experiences. We thus aim to integrate teachers and students in favor of
the constitution of these environments. For this purpose, our methodological course
was based on the Participative Design approach to understand how this inclusion
was being carried out. We established three private schools in the city of Rio de
Janeiro. In parallel, we visited non-formal education environments to visualize
points of encounter and mismatch between regular and specialized formal
education. Throughout the course we had the participation of people with ASD. We
find it extremely important their participation and their interaction in the research.
We have developed a resource to give visibility to children with ASD in inclusive
teaching-learning environments. This feature enables the spatial view of where
these children are being placed in the classroom. With records of their practices,
teachers can share and debate with other professionals about their experiences. The
resource facilitates the recognition of inclusive experiences by the teacher and
reduces the fragmentation of the inclusion of the child with ASD in the teachinglearning environment.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |