XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE RELATION BETWEEN FAMILY AND PROBLEMS OF LEARNING WHAT THEY THINK THE PSYCHOLOGISTS AND TEACHERS ? Autor: LUCIA DE FATIMA CARVALHO SALVARI
Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP
Colaborador(es):
CRISTINA MARIA DE SOUZA BRITO DIAS - ADVISOR
Nº do Conteudo: 4725
Catalogação: 29/03/2004 Liberação: 15/04/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4725&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4725&idi=2
Resumo:
Título: THE RELATION BETWEEN FAMILY AND PROBLEMS OF LEARNING WHAT THEY THINK THE PSYCHOLOGISTS AND TEACHERS ? Autor: LUCIA DE FATIMA CARVALHO SALVARI
Nº do Conteudo: 4725
Catalogação: 29/03/2004 Liberação: 15/04/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4725&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4725&idi=2
Resumo:
This aim of this research was to investigate as
psychologists and educators, acting in psychopedagogy at
consulting office, understand the children learning
problems of reading and writing and as they see the role
family plays in the construction of these problems. To
reach that objective a qualitative methodology was used,
having as instrument a semi-structuralized protocol and
individualized interview, applied to three psychologists
and three educators with formation and performance in
clinical psychopedagogy. The content of each interview was
analyzed on the basis of the psychoanalytic theory and
psychopedagogical studies. Afterwards, a general analysis
of all the interviews was proceeded. It was verified that
for the interviewed professionals, the learning problems,
including those of reading and writing, are a complex
phenomenon that involves sociocultural, pedagogical,
cognitive and psychodynamics aspects amongst the causes to
be treated. However, questions of the familiar dynamics
had been unanimously pointed as one of the main sources of
problems in the learning, mainly the great dependence of
the child in relation to the mother and the peripheral
participation of the father in the process of pertaining
to school learning of the children. Moreover,
sociocultural questions stress a current trend of the
parents in delegating the educators and psychologists the
cares with the learning of the children. The knowledge of
the forms of family functioning, inside of its culture and
in each stage of its cycle of life, can contribute for the
therapeutic follow up of the child and the familiar group.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |