XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CRITICAL AND PHILOSOPHICAL EDUCATION: ADORNO AND TEACHING PHILOSOPHY IN INTRODUCTORY CLASSES Autor: FILIPE CEPPAS DE CARVALHO E FARIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LEANDRO AUGUSTO MARQUES COELHO KONDER - ADVISOR
Nº do Conteudo: 4722
Catalogação: 29/03/2004 Liberação: 29/03/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4722&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4722&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4722
Resumo:
Título: CRITICAL AND PHILOSOPHICAL EDUCATION: ADORNO AND TEACHING PHILOSOPHY IN INTRODUCTORY CLASSES Autor: FILIPE CEPPAS DE CARVALHO E FARIA
Nº do Conteudo: 4722
Catalogação: 29/03/2004 Liberação: 29/03/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4722&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4722&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4722
Resumo:
This work develops an analysis of teaching philosophy at
school, commonly associated to the idea of critic. It takes
Adornos philosophy as the ground for an analysis
of this idea in its most pressing senses. It deals with the
scope and limits of several conceptions of teaching
philosophy in a scene that is resolutely plural. The work
asks for the meaning we could still find in the concept of
Bildung in our country, and the role we would be willing to
assign to teaching philosophy within this debate. The issue
brings up questions concerning the tensions, similarities
and differences bewteen the philosophical and the
pedagogical discourse about teaching philosophy. While
comparing these two discourses, I have tried both to
dismiss any attempt to take philosophy as a global and
unifying discourse about human education and to rely on the
so called educational sciences for its ability to enlighten
important aspects of educational practices due to its
closeness to empirical problems. As part of a larger
analysis on the relationship between knowledge and society,
these issues are considered under the light of some ideas of
Theodor W. Adorno, a philosopher who considered that
relationship making use of philosophy`s social mediation,
as well as its history and educational power. I believe
Adorno also offers the proper methodological investigation
of a philosophical analysis which somehow functions as a
social theory, as much as a proper investigation of
theoretical and methodological questions for a research
lying between philosophical reflection and educational
science. As an additional path, the thesis explores the
virtues of a pedagogical discourse which is at least
partially inspired by Critical Theory: Henry Giroux`s
radical pedagogy. Finally, there is an empirical incursion
on the practice of teachers of philosophy on the field, at
secondary level. The main result of this research is
to point out the power, the scope and limits of Adorno`s
characterization of philosophical discourse for a
contemporary analysis of the capacity to criticize usually
attributed to teaching philosophy at school. This thesis
recognizes concepts as dialectics, totality, negation, and
mediation as tools of width and significance to deal with
problems of a conception of teaching philosophy that see
itself as critical, which means teaching philosophy in a
way that is able to conceptualize the obstacles that
constrain teachers and students when facing the challenge
of reason as a promise of a happier life and a better
society.