XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: FÉ E ALEGRIA FOUNDATION: AN EXPERIENCE IN THE PUBLIC REGULAR TEACHING IN THE STATE OF TOCANTINS (BRAZIL) Autor: WALTER FALCHI HONORATO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 4256
Catalogação: 03/12/2003 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4256&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4256&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4256
Resumo:
Título: FÉ E ALEGRIA FOUNDATION: AN EXPERIENCE IN THE PUBLIC REGULAR TEACHING IN THE STATE OF TOCANTINS (BRAZIL) Autor: WALTER FALCHI HONORATO
Nº do Conteudo: 4256
Catalogação: 03/12/2003 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4256&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4256&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4256
Resumo:
In this study we tried to understand the formal educational
proposition of the Fé e Alegria Foundation from the
standpoint of the School of Father Antonio, a public school
of the State of Tocantins (TO), in Brazil. The choice for
the approach used in this study was largely motivated by a
research conducted by North American Catholic schools. We
studied documents about Catholic education in Brazil, about
the philosophy and aims of Fé e Alegria Foundation and
about the history of the public school in focus. In order
to get the closest possible to the reality of the school
object of our study, several field observation were taken
such as the use of semi-structured interviews and
questionnaires. This work was done with the direction of
the school, the teachers, students and the local area
Indian leadership. Since the School of Father Antonio in
its history reflects the richness of the Xerente culture,
the analyses of the data collected in the field tried to
discuss the acquisition of the Portuguese language as an
instrument in the Indians quest for their rights. For the
sake of this study the community values experienced in the
school were also considered.