XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DIGITAL LITERATURE: THEORETICAL AND AESTHETIC REFLECTIONS Autor: LUCIANA BARROSO GATTASS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 38750
Catalogação: 04/06/2019 Liberação: 04/06/2019 Idioma(s): ENGLISH - UNITED STATES
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38750&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38750&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38750
Resumo:
Título: DIGITAL LITERATURE: THEORETICAL AND AESTHETIC REFLECTIONS Autor: LUCIANA BARROSO GATTASS
Nº do Conteudo: 38750
Catalogação: 04/06/2019 Liberação: 04/06/2019 Idioma(s): ENGLISH - UNITED STATES
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38750&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38750&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38750
Resumo:
The emergence of a new phenomenon – digital literature – within the field of
literary studies calls for the reorganization and creation of new theoretical and
analytical repertoires. Since digital literature partakes of literary tradition as well
as introduces critical medial and conceptual innovations that challenge the very
concept of literary frontiers and spaces, its scholarly analysis demands significant
reformulations in literary studies. As models of communication change, so do the
reception and production processes accompanying these changes. Within these
altered scenarios, the thesis Digital Literature: Theoretical and Aesthetic
Reflections is a response to the aesthetic and theoretical challenges brought on by
computer-based literature. As a methodological strategy, the thesis articulates
recent trends in the theory of digital aesthetics – remediation (BOLTER),
eventilization (HAYLES), correlations of performativity, intermediality and
interactivity with meaning-driven analysis (SIMANOWSKI), Medienumbrüche
(GENDOLLA and SCHÄFER) – with theories of production of presence
(GUMBRECHT), autopoietic communicative models (LUHMANN) and closereadings
of digital works. By scripting a dialogue with key theorists from print
literary theory as well as new media theorists and artists in the burgeoning field,
the thesis offers conceptual and theoretical contributions to the formulation of a
poetics of new media.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, ABSTRACT, RESUMO, SUMMARY AND LIST OF FIGURES | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
BIBLIOGRAPHY |