XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: SUPPORT FOR COMPUTATIONAL THINKING KNOWLEDGE TRANSFER FROM VISUAL PROGRAMMING LANGUAGES TO TEXTUAL PROGRAMMING LANGUAGES Autor: JOAO ANTONIO DUTRA MARCONDES BASTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CLARISSE SIECKENIUS DE SOUZA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 25694
Catalogação: 28/01/2016 Liberação: 29/01/2016 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25694&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25694&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25694
Resumo:
Título: SUPPORT FOR COMPUTATIONAL THINKING KNOWLEDGE TRANSFER FROM VISUAL PROGRAMMING LANGUAGES TO TEXTUAL PROGRAMMING LANGUAGES Autor: JOAO ANTONIO DUTRA MARCONDES BASTOS
Nº do Conteudo: 25694
Catalogação: 28/01/2016 Liberação: 29/01/2016 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25694&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25694&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25694
Resumo:
Producing technology has been an increasingly essential ability in modern
society. The users are no longer simple consumers but actually, also, technology
producers, using technology to express their ideas. In this context, the learning
of the so-called computational thinking should be as important as learning
basic disciplines such as reading, writing and arithmetic. As long as the student
can develop this ability, he will be able to express himself or herself through the
software. Many projects around the world have their own technologies and
pedagogy to help the student develop such capacity. However, we know that in a
context that is constantly evolving as is the case of informatics, we cannot allow
the student to be attached to a single tool or means. Tools may become obsolete
and students would lose their technology producer status. With this in mind, we
designed a learning transfer model of computational thinking, which will assist
the designer in the creation of a technological artifact to help students and
teachers learn a new programming language. The model, which is based on the
Semiotic Engineering, is the main scientific contribution of this master s
dissertation.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |