XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: MULTIMODALITY, VISUALITY AND TRANSLATION Autor: GABRIELA DE SOUZA BAPTISTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA PAULA FROTA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 25334
Catalogação: 23/10/2015 Liberação: 10/11/2015 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25334&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25334&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25334
Resumo:
Título: MULTIMODALITY, VISUALITY AND TRANSLATION Autor: GABRIELA DE SOUZA BAPTISTA
Nº do Conteudo: 25334
Catalogação: 23/10/2015 Liberação: 10/11/2015 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25334&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25334&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25334
Resumo:
After acknowledging a gap in the field of audiovisual translation (AVT)
regarding the theoretical approach of the multiplicity of semiotic elements that
compose audiovisual products, this thesis searches for a theoretical path to discuss
the interpretation of visual images (images that have a concrete visible form),
articulating the concepts of multimodal discourse and interpretive communities.
The premise is that texts are composed by different semiotic resources besides
verbal language such as images, music, dance etc., which interact without having
a hierarchical relationship. The focus is cast on the uses of images in social and
discursive practices, the different formats in which they occur and the ways they
circulate in society, highlighting the central role of vision. The discussion on
visual images is based on the distinction between vision as a
physical/physiological operation and visuality as social and discursive
determinations that regulate that operation. Such distinction does not imply a
dichotomic relationship, but a difference between the mechanism and data of
vision and the socially shared rules for their interpretation.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |