XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: OFICINA-ESCOLA DE ARTES DE NOVA FRIBURGO: INTERDISCIPLINARY PRACTICES IN A PUBLIC ARTS SCHOOL Autor: ELIANE JORDY IUNG
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ADVISOR
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 21837
Catalogação: 05/08/2013 Liberação: 02/03/2016 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21837&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21837&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21837
Resumo:
Título: OFICINA-ESCOLA DE ARTES DE NOVA FRIBURGO: INTERDISCIPLINARY PRACTICES IN A PUBLIC ARTS SCHOOL Autor: ELIANE JORDY IUNG
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 21837
Catalogação: 05/08/2013 Liberação: 02/03/2016 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21837&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21837&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21837
Resumo:
This thesis will present the creation process and part of the history behind
the Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo, a space dedicated to teaching art to
the children and teenagers of Nova Friburgo, a town in the interior of the state of
Rio de Janeiro, Brazil. Held in a Graduate Program in Design, this research has
acquired a very particular perspective, inspired by this field in which the activity
is carried out through projects. The backdrop for this research was a study of the
theories concerning the concepts of art/education, interdisciplinarity, project
methodology, public policies, and memory. It based itself on such authors as Ana
Mae Barbosa, Edgar Morin, Walter Benjamin, Lev Semenovitch Vigotski,
Jorge Larrosa Bondía, Maurice Halbwachs, Ecléa Bosi, Rita Couto, and Sonia
Kramer, among others, highlighting them as privileged interlocutors. As a result
of this research, it was concluded that the Oficina-Escola de Artes de Nova
Friburgo, whose purpose was to join culture and education in the work done,
proved to be wider-reaching, as it increasingly valued the different experiences of
all of those involved, in a constant dialogue between practice and reflection,
making transformations in the research subjects’ expression and surroundings
possible. The present study aims to contribute to the documentation and
systematization of the Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgos methodology,
so that other such experiments may be carried out in analogous practices.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |