XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ERGONOMICS AND USABILITY OF INTERFACES FOR CHILDREN, THE CASE STUDY ABOUT GAME SPORE Autor: ADRIANA STELLA CHAMMAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANAMARIA DE MORAES - ADVISOR
EDUARDO ARIEL DE SOUZA TEIXEIRA - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 17939
Catalogação: 09/08/2011 Liberação: 09/08/2011 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17939&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17939&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17939
Resumo:
Título: ERGONOMICS AND USABILITY OF INTERFACES FOR CHILDREN, THE CASE STUDY ABOUT GAME SPORE Autor: ADRIANA STELLA CHAMMAS
EDUARDO ARIEL DE SOUZA TEIXEIRA - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 17939
Catalogação: 09/08/2011 Liberação: 09/08/2011 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17939&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17939&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17939
Resumo:
The theme of this study is Ergonomics and its Applicability to Interfaces
for children, the case study of Game Spore. The emphasis of this study is the
Human-Computer Interaction (HCI) and the Ergodesign of interfaces focused on
the user. The attention placed by the games market on children, and the
importance of games to children´s lives, support the relevance of studying this
topic. This study examines whether ergonomic sounds in the communication
child-task-machine in the interface of children´s games is too great and whether,
excess of color, elements and animation impede the user’s ability to concentrate
and attend to all tasks. The subjects of this study are children between the ages of
9 to 11, and the object is a game. The methodology used includes a heuristic
evaluation, a cooperative evaluation, structured interviews and evaluation scale.
The heuristic evaluation was performed by professionals. The cooperative
evaluation and structured interviews focused on the opinions and problems
encountered by users while interacting with the system. The evaluation scale
measured quantitatively the ease of interacting with the program and how
enjoyable the game was. Usability problems were identified which compromised
the continual use of the interface. Results upheld the hypothesis of this study and
allowed for its objectives to be reached. 78.38% of the children studied, were so
absorbed in the game that they forgot to accomplish the tasks set, thus in the
analysis of the findings, it can be concluded that cognitive and interactive sounds
distract the user from the task set and that the usefulness of interfaces for children
should follow ergonomic recommendations to optimize the interaction between
children and computers.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 |