XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: COHORTS APROACH IN BRAZIL AND NOSTALGIC TREND A MARKETING PERSPECTIVE Autor: JOAO RENATO DE SOUZA COELHO BENAZZI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 1278
Catalogação: 05/03/2001 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1278&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1278&idi=2
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1278&idi=4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.1278
Resumo:
Formato DC | MARC |
Título: COHORTS APROACH IN BRAZIL AND NOSTALGIC TREND A MARKETING PERSPECTIVE Autor: JOAO RENATO DE SOUZA COELHO BENAZZI
Nº do Conteudo: 1278
Catalogação: 05/03/2001 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1278&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1278&idi=2
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1278&idi=4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.1278
Resumo:
This dissertation approaches the marketing of generations.
The recent alterations in the structure and population
dynamics in Brazil point out the necessity of better
characterisation of its age segments.
For marketing, a relevant question is to understand how
this population will age in respect to its habits of
consumption. Observing this process from the perspective of
cohorts can bring light to the understanding of consumption
behaviours, as this point of view is based on values
sedimented in determined time of the cycle of life of the
consumers. Knowing such values may favor better evaluation
of product and service Marketing-mixes for each cohort and,
over all, improve implementation of communication and
market penetration strategies.
In the aging process three main effects interact: cohort,
age and period. The nostalgic trend also intervenes in the
process, especially in the manifestation of the cohort
effect.
The results of this research support the supposition that
nostalgia is a psicografic or life-style characteristic.
There had not been found indications that relate nostalgia
to the age effect. The results point that the nostalgic
trend seems to experience remarkable influences from sex
and social class (or income level). The influence of the
cohort effect, in accordance with classification of the
Brazilian population proposed by Motta, Rossi and Schewe
(1999), on the nostalgic trend also seems relevant; even
so, the data point effect of lesser intensity when compared
with those of sex and social class.
The results suggest that the cohort effect is relevant in
the effort of better understanding consumers attitudes.
Employing classification of the Brazilian population in 6
cohorts, several values related to consumers attitudes had
been tested and generic Marketing-based approaching
guidelines to such age-segments were proposed.