XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: NOVELTY ON THE FRONT: PRINTED MATTER AS A LEGITIMATION STRATEGY OF THE EDUCATIONAL RESEARCH BRAZILIAN CENTER (1952-1964) Autor: FERNANDO CESAR FERREIRA GOUVEA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 11846
Catalogação: 25/06/2008 Liberação: 25/06/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11846&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11846&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11846
Resumo:
Título: NOVELTY ON THE FRONT: PRINTED MATTER AS A LEGITIMATION STRATEGY OF THE EDUCATIONAL RESEARCH BRAZILIAN CENTER (1952-1964) Autor: FERNANDO CESAR FERREIRA GOUVEA
Nº do Conteudo: 11846
Catalogação: 25/06/2008 Liberação: 25/06/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11846&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11846&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11846
Resumo:
The purpose of this paper was to analyze the contribution of
pedagogical printed matters as tools of institutional
legitimacy in the field of education. More specifically,
this study aims to examine the role of Revista Brasileira de
Estudos Pedagógicos (Brazilian Magazine of Pedagogical
Studies), Revista Educação e Ciências Sociais (Education and
Social Science Magazine) and the Boletim Mensal do Centro
Brasileiro de Pesquisas Educacionais (Monthly Bulletin of
the Educational Research Brazilian Center) in the attempt to
legitimate CBPE - the Educational Research Brazilian Center-
within the scope of MEC- the Ministry of Education and
Culture- and under the control of INEP- Instituto Nacional
de Estudos Pedagógicos (National Institute of Pedagogical
Studies) from 1952 to 1964. I assume that a network of
printed matter was created for the legitimation process,
which enabled the activation of three strategies for the
consubstantiation of the project: the articulation strategy,
for the printed matters are means of information of an
institution that has always aspired to achieve the total
engagement of all actors; the intervention strategy, since
there is a possibility of considering the printed matters as
the official voice of the institution that strove to
organize its institutional representation in the
international, national and regional spheres; and, finally,
the legitimation strategy, in which the printed matter
sought to print and build up the memory of a certain power
group as hegemonic and paradigmatic in the field of
education, and, as far as CBPE is concerned, in the field of
Social Sciences, as well. Therefore, this research is set
into the core of the political and cultural history, and it
attempts to create possibilities of understanding the period
in question for the Brazilian education historiography,
enlightening the trenches in the fight for the control of
the national education, which holds a privileged space on
the pages of the printed matter of the network built up by
the Educational Research Brazilian Center, directed by
Anísio Teixeira and his collaborators.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES AND ANNEX |