XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: WHAT THE ENTERTAINMENT GAMES HAVE THAT THE EDUCATIONAL GAMES DO NOT HAVE: PRINCIPLES TO PROJECT EFFICIENT EDUCATIONAL GAMES Autor: LEANDRO DEMENCIANO COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ADVISOR
CELSO BRAGA WILMER - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 11728
Catalogação: 04/06/2008 Liberação: 04/06/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11728&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11728&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11728
Resumo:
Título: WHAT THE ENTERTAINMENT GAMES HAVE THAT THE EDUCATIONAL GAMES DO NOT HAVE: PRINCIPLES TO PROJECT EFFICIENT EDUCATIONAL GAMES Autor: LEANDRO DEMENCIANO COSTA
CELSO BRAGA WILMER - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 11728
Catalogação: 04/06/2008 Liberação: 04/06/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11728&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11728&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11728
Resumo:
Determining fun and entertainment as priorities of a
educational game
project was a little bit incoherent. However, this decision
has its source in the well
function perception of the entertainment games, which give
its players amusement
and entertainment, in an educational environment - it can
be realized in RPG
games and Chess, for example. This challenge resulted in a
educational game - A
Dama da Música - which is more effective than many other
games with the same
purpose. This fact confirmed the initial perception and
reinforced a hypothesis
about it, motivating the research that is developed in this
paper. Based on the
Gestalt structuralist view, defended by Max Wertheimer and
Kurt Lewin, and
according to Jean Piaget`s endorsement, an investigation
about the cases where
the use of entertainment games for pedagogical purposes
produced results much
better than the average produced by the games projected to
this objective was
started. Guided by the question: What the entertainment
games have that the
educational games do not have?, the research was developed
through a detailed
study of the games that have pedagogical purposes. An
analysis of the project A
Dama da Música was also developed in order to understand
the method used on
its project.