XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: TODAY I FEEL AFRICAN: IDENTITIES (RE)CONSTRUCTION PROCESSES IN A GROUP OF CAPE VERDEAN STUDENTS IN RIO DE JANEIRO Autor: OLIVIA NOGUEIRA HIRSCH
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SONIA MARIA GIACOMINI - ADVISOR
Nº do Conteudo: 11708
Catalogação: 02/06/2008 Liberação: 02/06/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11708&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11708&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11708
Resumo:
Título: TODAY I FEEL AFRICAN: IDENTITIES (RE)CONSTRUCTION PROCESSES IN A GROUP OF CAPE VERDEAN STUDENTS IN RIO DE JANEIRO Autor: OLIVIA NOGUEIRA HIRSCH
Nº do Conteudo: 11708
Catalogação: 02/06/2008 Liberação: 02/06/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11708&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11708&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11708
Resumo:
The research focuses on the identities (re)construction
processes
experienced by a group of Cape Verdean students in Rio de
Janeiro. Mainly
identified by Brazilians as blacks and mulattoes, those
students come from a
society where miscegenation is seen as a national identity
specificity. This speech,
constructed by an elite that eagerly adopted Gilberto
Freyre`s ideas, intended to
differentiate the Cape Verdeans from the populations of the
other Portuguese
colonies in Africa granting the islanders a second
colonizer status. In Rio de
Janeiro, however, it was possible to verify that the
majority of those youngsters
had developed a more critical view regarding the idea of
miscegenation. This
process occurred simultaneously to the valorization of an
afro identity, possibly
influenced by the intense debate regarding the
implementation of identities
politics in Brazil. Nevertheless, the transformations
experimented by the Cape
Verdean students can not be reduced to the ones regarding
the ethnic identity.
Coming from a country where there are more inhabitants
outside than inside their
geographical borders, to study abroad means for those
youngsters not only to be in
the path to become part of the archipelago`s future
intellectual elite, but also to
construct themselves as Cape Verdeans, since adaptation to
other cultures is
perceived as a national specialty.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
REFERENCES AND ANNEX |