XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: WRITING IN ENGLISH AS A FOREIGN LANGUAGE FROM A GENRE-BASED APPROACH: A CASE STUDY Autor: ISABELA GOMES BUSTAMANTE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS - ADVISOR
Nº do Conteudo: 10495
Catalogação: 04/09/2007 Liberação: 04/09/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10495&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10495&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10495
Resumo:
Título: WRITING IN ENGLISH AS A FOREIGN LANGUAGE FROM A GENRE-BASED APPROACH: A CASE STUDY Autor: ISABELA GOMES BUSTAMANTE
Nº do Conteudo: 10495
Catalogação: 04/09/2007 Liberação: 04/09/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10495&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10495&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10495
Resumo:
This study analyzes the writing of Brazilian students from
one class in a
language course as well as their responses to a
questionnaire and an interview, in
order to investigate genre characteristics in their
written work and also their
perceptions concerning the genres they produce. The
analysis is based on the five
characteristics of genres presented by Swales (1990:58):
communicative purpose,
structure, style, content and audience. This qualitative
study used 28 compositions
written by 16 students in one advanced-level class in a
language course; two
genres and one text type were analyzed. The data include
10 advice letters, 10
film reviews, and 8 narratives. After all the students
answered the questionnaire,
five from the same class were interviewed so that their
perceptions could be
considered in the genre analysis (Swales 1990, 2001). The
analysis of the data
showed that the students have some awareness of the
communicative purpose and
content of the genres they produced; however, they
demonstrate a lack of control
of genre structure when there is no given model for the
writing. This structural
variation does not hinder the students success as
learners, though, considering
their overall performance in the course. There is also
variation in the students
perception of audience, since either they envision an
imaginary reader or they
write for the teacher. Both the interviews and the texts
showed that further lexical
learning and review of grammatical structures would help
them write more
fluently and confidently. The results indicate that,
although the students have
some genre awareness about their writing, they need to
acquire greater learner
autonomy in order to be able to investigate their own
difficulties and revise and
consolidate the content on their own. The study suggests
an approach to teaching
that will encourage learners to gain more confidence and
fluency in their writing
and to produce genres with autonomy, so that they may be
enabled to participate
actively in discourse practices in their social,
professional and academic life.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES AND ANNEX |