XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE TEACHER OF ELEMENTARY SCHOOL AND THE APPRENTICESHIPS SUPERVISED IN THE TEACHERSNULL INITIAL EDUCATION Autor: SABRINA BARBOSA G DE ALBUQUERQUE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MENGA LUDKE - ADVISOR
Nº do Conteudo: 10324
Catalogação: 13/08/2007 Liberação: 13/08/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10324&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10324&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10324
Resumo:
Título: THE TEACHER OF ELEMENTARY SCHOOL AND THE APPRENTICESHIPS SUPERVISED IN THE TEACHERSNULL INITIAL EDUCATION Autor: SABRINA BARBOSA G DE ALBUQUERQUE
Nº do Conteudo: 10324
Catalogação: 13/08/2007 Liberação: 13/08/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10324&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10324&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10324
Resumo:
This study is included in the wide debate regarding the
teachers´ training. It
is about an investigation which has its main subject the
teachers of elementary
education who have trainees in their classrooms. The
objective this study is to
understand the importance of those teachers in the
education process of the
trainees who attend their classes, wich importance they
attribute to this work the
traineesand how they see themselves towards the education
of the future teachers.
The university and the school as irreplaceable spaces for
teachers education and
the importance attributed to the knowledge acquired
through experience, which
gives the some driving forces to the development of this
work. Authors as Tardif,
Nóvoa, Ludke, Perrenoud, Dubar, among other, were
important speakers. To this
research, semi-structured interviews were made with eleven
teachers of three
elementary schools in Rio de Janeiro city which have
experience with trainees.
The aim was to interview teachers who work in three
different situations: teachers
who work in a school of application of a public
university, teachers who work in a
municipal public school which is part of a partnership
with a private university for
teacher training project and teachers who work for a
municipal common school
which also receive trainees. This diverse composionof that
sample tried to find
meaningful differences for the discussion regarding the
trainees. Through the
analysis of those teachers´ depositions, it is possible to
say that most of them,
regardlessof the school they work, play an important role
in the teachers education
process, they are a kind of link or bridge that cooperates
in teh integration
of what is learned in the university with the teacher´s
reality. Through the contact
with the trainees in the classrooms the teachers were able
to detect and to evaluate
gaps and problems in the trainees´ education. However,
they reveal their
participation in the evaluation process, as well as in the
discussions about those
has not yet been formalized when it refers to university
teachers education. That
is, although the discussions and studies show the
importance of the knowledge buit by teachers during the
teaching practice and need that the teacher is the main
actor in the discussions and decisions regarding his
education, his role in this
process is not yet acknowledge and his place still remains
informal.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
PRESENTATION AND CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
BIBLIOGRAPHY |