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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: TECNOLOGIA E INTERNET NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: AVALIAÇÃO DISCURSIVA DE PROFESSORES E ALUNOS Autor: GABRIELA DE OLIVEIRA MARQUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9467
Catalogação: 12/01/2007 Liberação: 12/01/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9467&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9467&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9467
Resumo:
Título: TECNOLOGIA E INTERNET NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: AVALIAÇÃO DISCURSIVA DE PROFESSORES E ALUNOS Autor: GABRIELA DE OLIVEIRA MARQUES
Nº do Conteudo: 9467
Catalogação: 12/01/2007 Liberação: 12/01/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9467&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9467&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9467
Resumo:
O objetivo deste trabalho é descrever e analisar o
discurso de professores,
futuros professores e alunos do ensino médio face ao
processo de integração de
tecnologia e da internet ao ensino presencial de alemão
como língua estrangeira, a
fim de responder às seguintes questões: (1) Professores de
alemão fazem uso de
tecnologia e da internet em suas práticas pedagógicas? (2)
Os licenciandos em
Letras português-alemão estão sendo preparados para o uso
de tecnologia e da
internet no ensino? (3) Como professores e alunos avaliam
o uso da internet no
ensino presencial de alemão? O trabalho foi desenvolvido
de acordo com
pressupostos construtivistas para a formação de
professores e para o ensino de
línguas, pautados em Freire (1996) e Demo (2004). A partir
das propostas de Lévy
(1999), Sampaio & Leite (1999) e Almeida (2005), são
discutidas questões sobre
letramento digital de professores e alunos do século XXI e
a inclusão digital de
instituições de ensino. Foram também considerados os
pressupostos teóricos da
abordagem sistêmico-funcional para a análise e
categorização dos dados, pautados
em Halliday (1994) e na Teoria da Valoração (Martin &
White, 2005). O corpus
analisado é composto de questionários aplicados a
professores de alemão como
língua estrangeira, atuando em escolas e cursos livres, e
licenciandos portuguêsalemão
de uma universidade pública, bem como entrevistas com
professores e
grupos de enfoque com alunos de uma mesma escola
particular. Resultados
quantitativos e qualitativos da pesquisa mostram a
inclusão digital dos três grupos
de participantes da pesquisa, mas apontam para um
desencontro entre as
apreciações discursivas feitas por professores e alunos
sobre a integração de
tecnologia e da internet ao ensino de alemão. A
constatação sobre a carência de
metodologias e de formação de professores especialmente
voltadas para o uso de
tecnologia e da internet no ensino de língua estrangeira
contribui para a discussão
sobre novas questões relacionadas ao letramento digital no
contexto pedagógico.