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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A RETEXTUALIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO JURÍDICO ACADÊMICO Autor: ANGELA MARIA TORRES SANTOS
Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP
Colaborador(es):
VIRGINIA COLARES SOARES FIGUEIREDO ALVES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9310
Catalogação: 17/11/2006 Liberação: 17/11/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9310&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9310&idi=2
Resumo:
Título: A RETEXTUALIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO JURÍDICO ACADÊMICO Autor: ANGELA MARIA TORRES SANTOS
Nº do Conteudo: 9310
Catalogação: 17/11/2006 Liberação: 17/11/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9310&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9310&idi=2
Resumo:
Este trabalho analisa a retextualização como estratégia de
discursividade, por concluintes de Direito, em suas
monografias. Partimos da análise das estratégias de
retextualizações, em cujos processos se envolve a
compreensão. Procuramos observar como o discente se
constitui em sujeito de seu discurso, analisando, também,
as interferências de sua interpretação, no trato com o
texto matriz. Apontamos alguns procedimentos cognitivos no
momento da construção do discurso jurídico, analisando as
modificações sintáticas, lexicais e semânticas. Trata-se de
uma reflexão necessária sobre a importância da
retextualização na construção do discurso jurídico
acadêmico, que possibilitou construir uma categorização nas
estratégias lingüísticas desenvolvidas nos textos
pesquisados, propondo-se um novo enfoque no ensino
da linguagem jurídica, através de atividades de
retextualização que, realmente, insiram o aluno do curso de
Direito, de forma reflexiva e crítica, nessa comunidade
lingüística.
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