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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: REDAÇÃO DE VESTIBULAR SUJEITOS E ENSINO EM PRÉ-VESTIBULARES NOTURNOS DE RECIFE Autor: RENAN LUIZ DE FREITAS
Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP
Colaborador(es):
MARIA DE FATIMA VILAR DE MELO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 8884
Catalogação: 23/08/2006 Liberação: 23/08/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8884&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8884&idi=2
Resumo:
Título: REDAÇÃO DE VESTIBULAR SUJEITOS E ENSINO EM PRÉ-VESTIBULARES NOTURNOS DE RECIFE Autor: RENAN LUIZ DE FREITAS
Nº do Conteudo: 8884
Catalogação: 23/08/2006 Liberação: 23/08/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8884&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8884&idi=2
Resumo:
Esta pesquisa investiga o ensino de produção de texto em
cursos pré-vestibulares noturnos de três unidades
particulares de ensino do Recife. O objetivo geral é
confrontar o ensino de redação com a heterogeneidade dos
sujeitos que procuram esses cursos. Os específicos são,
primeiro, comparar o ensino nas três unidades e, segundo,
observar se tal ensino favorece a que os sujeitos possam
produzir textos competitivos, nos quais também se
apresentem como autores de sua produção (PILAR, 2005,
POSSENTI, 1999; BRONCKART, 1999). Trata-se de uma
pesquisa
de campo e documental. Das unidades de ensino, recolhemos
dois tipos de documentos: as fichas de matrícula dos
sujeitos e as fichas de aula, sobre os quais será
desenvolvida nossa análise. Das fichas de matrícula,
colhemos traços possíveis do perfil socioeconômico dos
sujeitos, a fim de observar se o ensino de redação
poderia
reconhecer a heterogeneidade de perfis que chegam à sala
de
aula. Das fichas de aula, buscamos observar se o método
de
ensino ali representado pelos conteúdos e encaminhamentos
poderia subsidiar o aluno na produção de um texto
compatível com as expectativas das comissões de
vestibular
e se possibilitariam que os sujeitos se inscrevessem como
autores de seus textos no sentido do que defende Pilar
(2005), por exemplo. Os resultados apontam para problemas
estruturais (administrativos, recursos humanos,
metodológicos, recursos didáticos) como empecilhos para a
atenção à heterogeneidade. Em função disso, não se
promove
produção de texto, nem um ensino efetivo, processual e
progressivo, que atenda aos diferentes perfis de
sujeitos.
Como fatores positivos, observamos que as atividades
focam
o texto como ponto de partida e as intervenções meramente
metalingüística têm perdido espaço na sala de aula. Além
disso, vêem-se, embora de maneira incipiente, atividades
em
que se escolarizaram contribuições científicas
importantes
no que tange ao ensino da produção textual. Em resumo,
constata-se que o ensino de produção textual em pré-
vestibulares exige, primeiro, uma mudança na forma de
conceber seu público alvo e, depois, uma urgente absorção
do que a Ciência tem produzido a respeito de se atingir
as
individualidades. Acreditamos que, dotando os sujeitos do
domínio do discurso escrito argumentativo, abem-se mais
chances para a sua ascensão e a sua inclusão no acervo
cultural herdado e no sistema de atividades cada vez mais
permeado e organizado por gêneros de textos escritos e
orais (BAZERMAN, 2005; GNERRE, 1998; OLSON, 1997).
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