XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A ESCOLARIZAÇÃO DO POEMA OU A POETIZAÇÃO DA ESCOLA: DO INVERSO AO VERSO Autor: MARIA TEREZA SCOTTON JOSE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LEANDRO AUGUSTO MARQUES COELHO KONDER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 8720
Catalogação: 24/07/2006 Liberação: 24/07/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8720&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8720&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8720
Resumo:
Título: A ESCOLARIZAÇÃO DO POEMA OU A POETIZAÇÃO DA ESCOLA: DO INVERSO AO VERSO Autor: MARIA TEREZA SCOTTON JOSE
Nº do Conteudo: 8720
Catalogação: 24/07/2006 Liberação: 24/07/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8720&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8720&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8720
Resumo:
O trabalho concebe o poema como arte que opera na
recriação da realidade, possibilitando aos seres humanos o
conhecimento de si e dos outros; daí a consideração sobre
a experiência criadora e estética que é capaz de
proporcionar na educação escolar. Constata a difícil
relação que foi se estabelecendo entre a escola e a
utilização por ela feita de poemas, seja por meio de uma
seleção inadequada de distorções do poema ou, quando
esteticamente válidos, transformados ou desfigurados por
meio de atividades meramente técnicas. Nos anos 80, a
divulgação da concepção de linguagem como forma de
interação verbal provocou um giro no ensino de Língua
Portuguesa, afetando na segunda metade da década de 90 a
política educacional do país, como se vê nos Parâmetros
Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e no Programa
Nacional do Livro Didático, que tomam principalmente a
teoria dos gêneros do discurso como referência para o
trabalho com a linguagem. Entretanto, análises feitas por
diversos autores mostram que as mudanças trazidas pela
concepção de linguagem como forma de interação verbal
pouco alteraram os equívocos aos quais o poema é submetido
na escola, sendo o livro didático, em grande parte,
responsabilizado pela escolarização inadequada que
oferece, como também o mercado editorial que faz circular
obras pouco representativas do ponto de vista estético.
Realiza, então, uma pesquisa em quatro escolas da cidade
de Juiz de Fora, MG, de diferentes redes de ensino, em
quartas e oitavas séries, que teve como objetivo
investigar a escolarização do poema em salas de aula do
ensino fundamental, em duas situações: em quarta e oitava
séries em que o livro didático não era utilizado e em
ambas as séries em que o livro didático utilizado fora
recomendado com distinção pela avaliação sistemática do
MEC, divulgada no Guia do Livro Didático. Optou-se,
metodologicamente, pelo paradigma crítico, delineando-se
as seguintes questões de investigação: Como são
desenvolvidas as práticas de oralidade/leitura/escrita nas
aulas de Língua Portuguesa? Como o poema é inserido nessas
práticas? De que maneira a interação com poemas,
proporcionada pela escola, possibilita a crianças e jovens
manifestarem sua identidade, fazerem escolhas, expressarem
suas visões de mundo? De que maneira a presença ou
ausência do livro didático favorece a experiência estética
de professores e alunos com os poemas? Foi possível
constatar alterações satisfatórias na utilização que a
escola vem fazendo dos poemas, o que contribui para deixar
emergir a experiência estética e a manifestação da
alteridade das crianças e dos jovens, ficando evidente o
valor que se atribui à linguagem poética, que representa a
outra voz diante da abundância dos gêneros do discurso dos
mass media que comparecem nas salas de aula, sendo estes
atualmente submetidos, na maioria das vezes, a uma
equivocada escolarização.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |