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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: SELVAGENS, ATROADORES E BELOS: A AMBIGÜIDADE NAS REPRESENTAÇÕES DOS GRUPOS CARNAVALESCOS POPULARES PELA IMPRENSA CARIOCA DO INÍCIO DO SÉCULO XX Autor: LEONARDO MOREIRA DA CUNHA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RENATO CORDEIRO GOMES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 7726
Catalogação: 31/01/2006 Liberação: 31/01/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7726&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7726&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7726
Resumo:
Título: SELVAGENS, ATROADORES E BELOS: A AMBIGÜIDADE NAS REPRESENTAÇÕES DOS GRUPOS CARNAVALESCOS POPULARES PELA IMPRENSA CARIOCA DO INÍCIO DO SÉCULO XX Autor: LEONARDO MOREIRA DA CUNHA
Nº do Conteudo: 7726
Catalogação: 31/01/2006 Liberação: 31/01/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7726&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7726&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7726
Resumo:
Na primeira década do século XX, o Rio de Janeiro viveu
uma fase de
eufórica transformação. A então capital da República
ganhou avenidas e edifícios
suntuosos no afã de se tornar uma cidade cartão-postal.
Nesse contexto, fazia-se
necessário também regenerar a metrópole de tradições que
denotavam a
presença incômoda de uma vasta parcela de sua população.
Tal conflito se
estendia sobre o carnaval, quando folguedos considerados
bárbaros destoavam
do padrão estético dos préstitos das grandes sociedades,
cuja inspiração eram as
mascaradas do carnaval europeu. Nesta dissertação,
analisamos as representações
dos grupos carnavalescos populares da Belle Époque carioca
através de uma
pesquisa em fonte primária nos principais diários da
cidade no período que
compreende os primeiros anos do século XX. Por meio dessas
representações, é
possível estabelecer como uma dimensão de ambigüidade
emerge das mediações
da cultura popular engendradas pela imprensa, bem como os
discursos que
legitimam as manifestações carnavalescas de cordões,
ranchos e outros grupos.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CONCLUSÃO | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |