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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA E ENSINO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DA UERJ NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA FACULDADE DE DIREITO Autor: DANIELA FRIDA DRELICH VALENTIM
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA MARIA FERRAO CANDAU - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 7712
Catalogação: 27/01/2006 Liberação: 27/01/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7712&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7712&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7712
Resumo:
Título: POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA E ENSINO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DA UERJ NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA FACULDADE DE DIREITO Autor: DANIELA FRIDA DRELICH VALENTIM
Nº do Conteudo: 7712
Catalogação: 27/01/2006 Liberação: 27/01/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7712&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7712&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7712
Resumo:
Trata o presente estudo da adoção de ações afirmativas no
ensino superior público no Brasil, especificamente, na
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo geral
da pesquisa foi analisar a experiência das ações
afirmativas, modalidade cotas, implementadas no ano de
2003, pela UERJ, sua gênese, características, implantação
e primeiros resultados. Pretendeu ainda, conhecer essa
experiência mais especificamente, num espaço considerado
de especial prestígio acadêmico na universidade: a
Faculdade de Direito, tendo como recorte a posição de seus
professores acerca daquela experiência já implementada em
suas salas de aula. Optamos por uma abordagem do tipo
qualitativa. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica
sobre a temática das ações afirmativas, um levantamento
dos documentos e estatísticas oficiais da universidade e
entrevistas semi-estruturadas com os professores da
referida Faculdade. A experiência de 2003 demonstrou a
viabilidade política e acadêmica de um acesso mais
democrático aos cursos considerados de maior status
social, entretanto, a questão da permanência dos alunos
cotistas num quadro de insuficiência de recursos da
universidade tem gerado tensões e desafios que cabem à
comunidade interna da UERJ e também a externa enfrentar.