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Coleção Digital
Título: MONGES EM DIÁLOGO A CAMINHO DO ABSOLUTO: ESTUDO PSICOSSOCIAL DO DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO MONÁSTICO Autor: OLGA REGINA FRUGOLI SODRÉ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MONIQUE ROSE AIMEE AUGRAS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 7556
Catalogação: 02/12/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7556&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7556&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7556
Resumo:
Formato DC | MARC |
Título: MONGES EM DIÁLOGO A CAMINHO DO ABSOLUTO: ESTUDO PSICOSSOCIAL DO DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO MONÁSTICO Autor: OLGA REGINA FRUGOLI SODRÉ
Nº do Conteudo: 7556
Catalogação: 02/12/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7556&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7556&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7556
Resumo:
A presente tese investiga uma forma nova de diálogo entre
monges, o
diálogo de experiência, focalizando o processo
psicossocial de identidadealteridade
religiosa. A pesquisa baseou-se em documentos e testemunho
do
Diálogo Inter-religioso Monástico (DIM), órgão ligado ao
Conselho Pontifício
para o Diálogo Inter-religioso (CPDI) do Vaticano, que
reúne monges de
mosteiros católicos do mundo inteiro, participando de
comissões de diálogo com
monges de outras tradições religiosas. Embora recente este
tipo de diálogo indica
uma tendência inovadora na relação entre as religiões
ocidentais e orientais; e é
fruto não apenas do esforço pessoal de alguns pioneiros,
mas também das
transformações religiosas e sociais que se aceleraram na
atual etapa de
mundialização. Assim sendo, após apresentar os fundamentos
do monaquismo,
tendo salientando as diferenças entre suas principais
tendências e a referência a
uma base comum, situo o desenvolvimento deste tipo de
diálogo na perspectiva da
história monástica cristã, do atual contexto de pluralismo
religioso e de elaboração
católica sobre o tema. A importância deste tipo de diálogo
para o campo de estudo
da religião reside em sua ênfase na experiência, em sua
associação entre diálogo e
contemplação (ou meditação), e no compartilhamento de
práticas monásticas por
membros de diferentes tradições religiosas. Ao mesmo
tempo, como as
experiências relatadas pelos monges estão enraizadas em
uma vida religiosa tanto
pessoal como comunitária e foram orientadas para o
testemunho, elas permitiram
um enfoque das representações históricas que relaciona
estas representações às
práticas religiosas, às experiências espirituais, e às
histórias de vida dos monges e
comunidades monásticas. A convergência da reflexão vinda
de vários campos do
conhecimento em direção à experiência transformou esta
última em um ponto
nodal de referência, em torno do qual foi possível
integrar estes campos e
estabelecer uma articulação com o testemunho, a narração e
o processo
psicossocial. Baseada na fenomenologia hermenêutica de
Ricoeur e na concepção
da consciência religiosa de Nabert, e tendo colocado em
evidência a contribuição
da psicologia social para esclarecer a dinâmica de
identidade-alteridade entre o
ego e o alter, a tese analisa o sentido, a formação e a
consolidação de uma nova
dinâmica desenvolvida no contexto do diálogo
intermonástico, estudando-a do
ponto de vista da comunidade monástica católica e de sua
experiência viva e
histórica de diálogo e contemplação. Esta rompe com a
visão de subjetividades
separadas e com a negação e exclusão da alteridade
religiosa, chegando a uma
perspectiva de unidade na pluralidade e a um novo tipo de
identidade e
espiritualidade dialogal. Tendo verificado a importância
central desta dinâmica e
seu sentido religioso para o desenvolvimento do diálogo
entre contemplativos, a
tese destaca não apenas a dimensão psicossocial desta
dinâmica, mas seu
enraizamento no mais profundo centro do ser, sublinhando a
relação estabelecida
pelos monges católicos entre o diálogo inter-religioso e
seu diálogo com Deus. A concepção cristã da alteridade de
Deus e do próximo foi determinante para a
formulação e prática dialogal de reconhecimento mútuo e
para as experiências
monásticas de paz e harmonia entre os monges de diferentes
religiões. É possível,
portanto, distinguir a dinâmica de reconhecimento mútuo da
dinâmica de autoafirmação
e recusa do outro, relacionada à experiência de negação da
diferença,
de guerra e eliminação da alteridade. A dinâmica de
reconhecimento mútuo é
favorecida pela ruptura social da vida monástica, pelas
práticas contemplativas e
pelo profundo processo de reformulação da identidade-
alteridade pela qual
passam os monges em sua caminhada para o Absoluto.
Atualmente, o
reconhecimento da identidade cristã e da alteridade religiosa está sendo
considerado por estes monges como central para seu diálogo inter-religioso e está
lhes permitindo rever sua relação com a própria identidade, ultrapassando, ao
mesmo tempo, as representações históricas negativas sobre as outras religiões e
promovendo a abertura para outros seres, culturas e religiões. Estes monges
consideram que sua tradição monástica católica está sendo renovada pela
esperança espiritual e pela pesquisa de outras tradições e que o diálogo os está
ajudando a aprofundar sua própria identidade cristã. A tese descreve suas
profundas transformações pessoais e comunitárias, as resistências e avanços,
assim como as mudanças nas representações históricas dos monges católicos em
relação com a experiência da alteridade e do aprofundamento da identidade cristã,
que provocaram uma revisão crítica da postura católica sobre as outras religiões.
A análise de todas estas mudanças em relação com o contexto da Babel
contemporânea pôs em relevo a contribuição monástica para uma nova
perspectiva dialogal sobre a unidade na diversidade de linguagens e seres,
permitindo distinguir a visão de pluralidade no reconhecimento da identidadealteridade
de outras perspectivas de unidade e pluralidade baseadas apenas na
identidade.