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Título: CONCRETO TÊXTIL PARA REPARO DE TUBULAÇÕES METÁLICAS: CARACTERIZAÇÃO MECÂNICA DO COMPÓSITO E DA INTERFACE COM O SUBSTRATO
Autor: JULIA COSTA DE CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  DANIEL CARLOS TAISSUM CARDOSO - ORIENTADOR
FLAVIO DE ANDRADE SILVA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 73304
Catalogação:  30/09/2025 Liberação: 04/09/2026 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73304&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73304&idi=2

Resumo:
Reparos com polímero reforçado com fibras (FRP) têm sido amplamente empregados na recuperação e no reforço de tubulações metálicas utilizadas em ambientes offshore. No entanto, sua eficácia é limitada sob temperaturas acima da temperatura de transição vítrea (Tg). Como alternativa para condições térmicas elevadas, este estudo propõe um sistema de reforço baseado em Concreto Reforçado com Têxtil (TRC), composto por tecido de PBO (polyparaphenylene benzobisoxazole) e matriz de concreto refratário. Uma pasta de cimento sulfoaluminoso (CSA) foi empregada para melhorar a adesão entre o TRC e o substrato metálico. O principal objetivo é avaliar o desempenho interfacial do sistema por meio de ensaios de fratura em modo misto (MMB) e ensaios hidrostáticos em tubos metálicos, visando simular condições operacionais. Inicialmente, o compósito foi caracterizado mecanicamente por meio de ensaios de compressão na matriz cimentícia e ensaio de tração direta no TRC, realizados sob diferentes condições térmicas. Para a caracterização da interface entre o compósito e o substrato metálico, foram conduzidas análises qualitativas e quantitativas com diferentes configurações geométricas. Diferentes proporções de contribuição dos modos I e II foram avaliadas nos ensaios MMB para determinar a taxa de liberação de energia de fratura (G). Os resultados indicaram predominância de falha adesiva localizada na interface entre o aço e a pasta CSA. Além disso, com maior contribuição do modo II, observou-se um comportamento de ruptura abrupta. Nos ensaios hidrostáticos foi determinada a taxa de liberação de energia limite (gamaLCL).

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