$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: PERSONALIDADE VERSUS FATORES SOCIODEMOGRÁFICOS: UM ESTUDO TRANSCULTURAL
Autor: ANNA FONTES FONSECA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  DANIEL CORREA MOGRABI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 73151
Catalogação:  19/09/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73151&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73151

Resumo:
Personalidade e cultura são duas dimensões inerentes entre si, embora estudos transculturais de personalidade estejam subrepresentados na literatura. Lançando mão do estudo de Schmitt et al. (2007), que fez uso do Big Five Inventory (BFI) para quantificar a personalidade de 56 países, o presente estudo comparou estes com outros dados de natureza socio-demografico-politico-cultural nos mesmos países, para compreender melhor a relação do individual com o coletivo, da personalidade com a cultura. Foram coletados dados de alfabetização, mortalidade infantil, coeficiente Gini, tipo de governo atual, hemisfério, continente, religião e idioma predominantes. Através de Correlações de Pearson e Testes T de Amostras Independentes, os resultados apresentaram correlações significativas entre o fator de Extroversão e a variável de religião (p igual a .04), Neuroticismo e mortalidade infantil (p igual a .005), Abertura e religião (p igual a .01), Agradabilidade e tanto mortalidade infantil quanto alfabetização (p menos que .001 e p igual a .001, respectivamente) e Conscienciosidade e as mesmas duas variáveis (p igual a .001 e p igual a .003, respectivamente). Por meio da ANOVA, constatou-se diferenças significativas entre os continentes: o fator Agradabilidade mostrou-se mais alto na África do que na Europa (p igual a .01); o fator Conscienciosidade demonstrou índices mais altos na África do que na Europa, na Ásia e na Oceania (p menor que .001); o fator Neuroticismo apresentou taxas mais baixas na África do que na América do Sul, na América do Norte, na Ásia e na Oceania (p igual a .02); e o fator Abertura revelou-se mais alto na América do Sul e do Norte do que na Ásia e na Oceania (p igual a .02). Ao fim, debateu-se sobre as possíveis origens destas diferenças.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui