$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: FREEZE OR LET DIE: IMOBILIZAÇÃO E DISSOCIAÇÃO EM VÍTIMAS DE ESTUPRO: O QUE TEMOS A VER COM ISSO?
Autor: PAMELA INDELLI SERRA MARQUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  DANIEL CORREA MOGRABI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 73002
Catalogação:  16/09/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73002&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73002

Resumo:
O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo discutir o papel do suporte social no desenvolvimento do Transtorno de Estresse Pós-Traumático em vítimas de estupro que apresentaram reações de imobilidade tônica e dissociação durante o evento traumático. Por se tratar de um tema ainda pouco abordado na literatura, procurou-se fundamentá-lo a partir de um panorama amplo, englobando diferentes camadas que poderiam colaborar para a produção dessa psicopatologia, segundo um modelo ecológico de saúde. Por meio de uma revisão bibliográfica, buscou-se o levantamento de estudos sobre esses construtos e suas interseções com o campo da neurociência, a fim de explorar as relações entre processos cognitivos, afetos e reações defensivas. Desse modo, foi constatado o caráter adaptativo desses mecanismos durante um abuso sexual, e identificado o suporte social enquanto um fator protetivo para psicopatologias futuras. Essas evidências apontam a necessidade de repensar mitos compartilhados socialmente que colaboram para uma maior culpabilização dessas vítimas, bem como a proposição de novos modelos de tratamento que englobem intervenções adequadas para sintomas dissociativos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui