$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: MODELAGEM EMPÍRICA DA PRÉ-OXIDAÇÃO DE CONTAMINANTES EM ÁGUA BRUTA POR ÁCIDO PEROXOMONOSULFÚRICO
Autor: DARIO SOUZA SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FRANCISCO JOSE MOURA - ORIENTADOR
LUIZ ALBERTO CESAR TEIXEIRA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 72761
Catalogação:  02/09/2025 Liberação: 02/09/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72761&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72761&idi=2

Resumo:
Com o aumento da expansão e densidade urbana, cada vez mais a descarga concentrada de poluentes tem se intensificado em corpos d água que servem como reservatórios de água para abastecimento humano. Esse aumento tem gerado dificuldades de remoção diversos poluentes, entre eles Fe2+, Mn2+ , geosmina e 2-metilisoborneol (2-MIB) pelos processos convencionais de tratamento de água, como por exemplo coagulação, floculação, sedimentação e filtração em areia. Esta tese propõe avaliar, de forma exploratória, a utilização do ácido peroxomonosulfúrico (PMSA) como agente de oxidação baseado nos radicais sulfato e hidroxila, com aplicação na etapa de pré-oxidação livre de cloro em estações de tratamento de água. Foi desenvolvido um planejamento fatorial tipo design composto central com 3 variáveis independentes: Dose de PMSA; pH e Força do PMSA. Para a avaliação do desempenho do PMSA foi preparada uma água de estudo, a partir de água deionizada, contendo 1 mg L -1 de ácido húmico, 5 mg · L -1 de ferro e manganês e 100 ng · L -1 de geosmina e 2-MIB. As dosagens de PMSA foram proporcionais à demanda estequiométrica para oxidação dos reagentes entre 0,32 e 3,68, e tempo reacional igual a 30 minutos. Os resultados foram bastante satisfatórios, atingindo 100 por cento de remoção para todos os poluentes na região de estudo. Foram desenvolvidos modelos pela metodologia da superfície de resposta, a fim analisar os efeitos das variáveis independentes e suas interações na remoção Fe2+, Mn2+, carbono orgânico dissolvido, geosmina, 2-MIB, consumo de ácido e eficiência média dos parâmetros como um todo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui