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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: AVALIAÇÃO DOS CURRÍCULOS DE PSICOLOGIA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS: HABILITAÇÃO PARA A PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS Autor: MARIE GRACE ROBERT VAN DEURSEN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PATRICIA PINHEIRO BADO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72753
Catalogação: 02/09/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72753&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72753
Resumo:
Título: AVALIAÇÃO DOS CURRÍCULOS DE PSICOLOGIA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS: HABILITAÇÃO PARA A PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS Autor: MARIE GRACE ROBERT VAN DEURSEN
Nº do Conteudo: 72753
Catalogação: 02/09/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72753&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72753
Resumo:
A formação em Psicologia no Brasil, orientada pelas Diretrizes Nacionais Curriculares
(DCN), visa uma formação generalista, crítica, ética e comprometida com a realidade social
brasileira, orientando a atuação do psicólogo em múltiplos contextos. Entre as discussões
atuais sobre essa formação, a Psicologia Baseada em Evidências (PBE) se faz presente no
cenário mundial e aos poucos ganha espaço no Brasil. Nesse contexto, esta monografia
investigou a presença de disciplinas que promovem habilidades para a Psicologia Baseada em
Evidências nas graduações em Psicologia no Brasil, com foco em Estatística e Métodos
Quantitativos, Psicometria, e Pesquisa Científica. Para isso, o estudo categorizou e analisou a
distribuição dessas disciplinas por instituição, por estado e por período letivo, utilizando uma
base de dados nacional de 661 instituições de ensino superior.. Os resultados revelam que,
embora a maioria das instituições ofereça ao menos uma disciplina metodológica, há
disparidades significativas regionais e institucionais, com concentração de ofertas nos
primeiros períodos do curso e pouca presença específica de conteúdos diretamente voltados à
PBE. Apesar das DCNs incentivarem o rigor científico e a formação crítica, ainda há
limitações estruturais na formação dos psicólogos quanto à capacidade de atuar com base em
evidências. O presente estudo propõe assim reflexões sobre a qualidade e os rumos da
formação em Psicologia no Brasil.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
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