$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: AVALIAÇÃO DOS CURRÍCULOS DE PSICOLOGIA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS: HABILITAÇÃO PARA A PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS
Autor: MARIE GRACE ROBERT VAN DEURSEN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PATRICIA PINHEIRO BADO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72753
Catalogação:  02/09/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72753&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72753

Resumo:
A formação em Psicologia no Brasil, orientada pelas Diretrizes Nacionais Curriculares (DCN), visa uma formação generalista, crítica, ética e comprometida com a realidade social brasileira, orientando a atuação do psicólogo em múltiplos contextos. Entre as discussões atuais sobre essa formação, a Psicologia Baseada em Evidências (PBE) se faz presente no cenário mundial e aos poucos ganha espaço no Brasil. Nesse contexto, esta monografia investigou a presença de disciplinas que promovem habilidades para a Psicologia Baseada em Evidências nas graduações em Psicologia no Brasil, com foco em Estatística e Métodos Quantitativos, Psicometria, e Pesquisa Científica. Para isso, o estudo categorizou e analisou a distribuição dessas disciplinas por instituição, por estado e por período letivo, utilizando uma base de dados nacional de 661 instituições de ensino superior.. Os resultados revelam que, embora a maioria das instituições ofereça ao menos uma disciplina metodológica, há disparidades significativas regionais e institucionais, com concentração de ofertas nos primeiros períodos do curso e pouca presença específica de conteúdos diretamente voltados à PBE. Apesar das DCNs incentivarem o rigor científico e a formação crítica, ainda há limitações estruturais na formação dos psicólogos quanto à capacidade de atuar com base em evidências. O presente estudo propõe assim reflexões sobre a qualidade e os rumos da formação em Psicologia no Brasil.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui