XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO COMPORTAMENTAL DE PAIS DE CRIANÇAS COM TDAH Autor: MARIA LUIZA ENNES FARIA MEZAVILLA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PATRICIA PINHEIRO BADO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72746
Catalogação: 01/09/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72746&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72746
Resumo:
Título: A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO COMPORTAMENTAL DE PAIS DE CRIANÇAS COM TDAH Autor: MARIA LUIZA ENNES FARIA MEZAVILLA
Nº do Conteudo: 72746
Catalogação: 01/09/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72746&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72746
Resumo:
A presente monografia teve como objetivo avaliar a viabilidade, aceitabilidade e
impactos iniciais de um programa psicoeducacional online voltado para pais de
crianças com sintomas de TDAH, com foco em dificuldades de transição de
tarefas. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma
condição neurodesenvolvimental que impacta significativamente o funcionamento
e o bem-estar de crianças e suas famílias. O programa, composto por vídeos
curtos, mensagens de reforço via WhatsApp e suporte profissional remoto,
buscou capacitar os pais com estratégias comportamentais fundamentadas em
evidências. Participaram do estudo 43 pais, sendo 38 concluintes, com coleta de
dados pré e pós-intervenção. Os resultados indicaram melhora significativa nos
sintomas de desatenção, hiperatividade, comportamento opositor e irritabilidade
das crianças, além de uma boa taxa de engajamento parental e elevada
satisfação com o conteúdo. O estudo reforça o potencial de intervenções digitais
de treinamento parental como ferramentas eficazes e acessíveis para o manejo
do TDAH na infância.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
PDF ![]() |