$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: PROFESSORES EM REGIME DE CONTRATO TEMPORÁRIO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: PERCEPÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE
Autor: ALINE SILVA DA COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VERA MARIA FERRAO CANDAU - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72736
Catalogação:  01/09/2025 Liberação: 01/09/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72736&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72736&idi=2

Resumo:
Esta pesquisa teve por objetivo investigar as percepções sobre o desenvolvimento profissional e a experiência da docência em contrato temporário a partir da escuta de professores inseridos nas redes públicas de educação do município do Rio de Janeiro. Tal preocupação é justificada ao observarmos o número crescente de contratos temporários nas redes públicas de educação em todo o país, condição que contraria o princípio da excepcionalidade ao se tornar uma política de contratação. Os referenciais teóricos que fundamentam a pesquisa estão ancorados nos eixos de discussão sobre profissão docente, formação de professores e subjetividade docente. Para isso, recorremos aos estudos de Tardif (2013); Tardif e Raymond (2000); Nóvoa (1992, 2017, 2022) e Gatti (2011), articulando a discussão bibliográfica à experiência concreta docente em vínculo não efetivo, sublinhando os desafios e as possibilidades do trabalho nesse formato de vínculo. Ao longo da pesquisa, ouvimos 9 professoras da educação básica da rede pública da capital fluminense que, no momento da entrevista, ou estavam em exercício temporário ou haviam experienciado esse vínculo em algum momento da carreira. Os relatos nos permitiram observar como as relações entre pares, no contexto do contrato temporário, são um fator determinante para a construção da identidade profissional e mesmo para a decisão de permanência ou não no contrato. Esse obstáculo evidencia a importância da criação de redes de apoio entre os docentes, fundamentais para o desenvolvimento profissional coletivo, a aprendizagem compartilhada e a consolidação da docência como um saber construído colaborativamente.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui