$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: MINERALIZAÇÃO DE CARBONO EM MATERIAIS CIMENTÍCIOS SUPLEMENTARES
Autor: ANA LUIZA DE MOURA RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LOURDES MARIA SILVA DE SOUZA - ORIENTADOR
FELIPE PINHEIRO TEIXEIRA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 72719
Catalogação:  28/08/2025 Liberação: 06/05/2026 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72719&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72719&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72719

Resumo:
O aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera tem sido tema de discussão desde o século passado, e a indústria da cimenteira representa 8 por cento das emissões globais de CO2. Diante desse cenário, a necessidade de desenvolver métodos e materiais sustentáveis, além de melhorar processos que minimizem o impacto ambiental é extremamente importante. Este trabalho explora a mineralização de carbono através da carbonatação acelerada em materiais cimentícios suplementares, um processo relativamente novo que ainda não está totalmente compreendido. Para tal, foi realizada uma revisão sistemática da literatura a fim de identificar os fatores que determinam a efetividade da reação de carbonatação. A pesquisa foi direcionada para buscar o tempo ótimo de mineralização através da carbonatação direta úmida a 50 graus C e 20 porcento de concentração de CO2. Apesar de a revisão da literatura ter apontado que temperaturas e pressões mais elevadas intensificam a absorção de carbono, essa prática provavelmente não é viável em larga escala, já que potencialmente afeta negativamente o equilíbrio energético, contrapondo a sustentabilidade buscada no processo. Ensaios termogravimétricos foram essenciais para calcular a absorção (uptake) nos três materiais cimentícios suplementares: escória, cinza volante e cinza do bagaço de cana de açúcar (CBCA). As amostras de escória tiveram o maior resultado de uptake, seguido pela CBCA e cinza volante após cinco semanas de experimento. A utilização de materiais cimentícios suplementares para mineralização de carbono é eficiente, seguro e sustentável. Os experimentos mostraram que a escória é um ótimo material para esse tipo de estudo, atingindo um uptake de 17,49 por cento nas condições avaliadas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui