$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: O ALFA DOS FIAS BRASILEIROS
Autor: THOMAS ALVES FAULHABER CAMPOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VINICIUS DO NASCIMENTO CARRASCO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72702
Catalogação:  26/08/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72702&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72702

Resumo:
Este estudo analisa a capacidade dos fundos de ações brasileiros de gestão ativa em gerar alfa, ou seja, retornos ajustados ao risco superiores ao mercado. A pesquisa foi motivada pelo debate entre a eficiência dos mercados, conforme proposto por Fama, e a possibilidade de gestores habilidosos superarem o mercado, como defendido por investidores de valor. Utilizando dados da CVM e ferramentas como Python e Bloomberg, foram aplicados modelos como o CAPM, o de três fatores de Fama-French e o de quatro fatores de Carhart para avaliar o desempenho dos fundos entre 2005 e 2022. Os resultados indicam que, em média, os fundos brasileiros geraram alfa positivo após as taxas, embora com grande dispersão entre os fundos. Os fatores de mercado (PREM) foram os mais relevantes, enquanto SMB, HML e MOM tiveram menor impacto. Conclui-se que, apesar da média positiva, a gestão ativa no Brasil apresenta resultados heterogêneos, com alguns fundos consistentemente superando o mercado e outros falhando em agregar valor.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui