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Título: A NOVA POLÍTICA DE SUBSÍDIOS DIRECIONADA AO SERVIÇO PÚBLICO DE TRANSPORTE COLETIVO POR ÔNIBUS NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Autor: RENAN MORAIS FLORIAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LEONARDO BANDEIRA REZENDE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72698
Catalogação:  26/08/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72698&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72698

Resumo:
Essa monografia visa analisar a política de subsídios direcionado ônibus do município do Rio de Janeiro. Uma análise no período antes da iniciação do repasse público e período pré pandemia da COVID-19 é feita a fim de criar comparações com o cenário atual e com o cenário que o acordo judicial para a aplicação do subsídio propõe. Visando compreender de início os argumentos a favor do subsídio e os motivos da regulação, começamos essa monografia com um tópico que responde essa pauta. Posteriormente acompanhamos a evolução do sistema, desde o início de operação dos ônibus motorizados. Analisamos o cenário mais recente, período após o edital que iniciou as discussões para a licitação de concessões e criação do Bus Rapid System (BRS) e o cenário durante a crise da COVID-19. Após essa visão integrada do funcionamento do sistema, abordamos um fato ocorrido em uma região que integra o sistema de ônibus e que origina o modelo teórico discutido. Por fim, levantamos a discussão sobre a viabilidade do subsídio onde se cria uma discussão sobre a qualidade do serviço, a transparência criada pela prefeitura e a continuidade do repasse após o fim da vigência.

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