$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: UMA ANÁLISE DE PERFORMANCE ENTRE OS PRINCIPAIS FUNDOS MULTIMERCADOS DO BRASIL ENTRE 2010 - 2021 NA ÓTICA DE FUNDOS INDEPENDENTES VERSUS NÃO INDEPENDENTES
Autor: HARLEY PEREIRA DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA DE NAZARETH MACIEL - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72601
Catalogação:  21/08/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72601&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72601

Resumo:
Neste trabalho, foi investigado o desempenho dos fundos de investimentos multimercado brasileiros classificados como não fundo de cotas, popularmente conhecidos como fundos masters entre os anos de 2010 e 2021, com a mesma janela de rentabilidade, separando a ótica de fundos geridos por gestoras independentes e fundos geridos por grandes instituições financeiras. Na busca da revisão bibliográfica, até o momento, obteve-se uma amostragem de 20 artigos relacionados com o tema. A metodologia escolhida para fazer essa revisão bibliográfica foi uma revisão integrada da literatura de fundos de investimentos a partir de uma metanálise. A partir disso, foi encontrado apenas dois trabalhos que aborda o tema de forma mais específica, demostrando que em média as assets independentes performam melhor que fundos geridos por grandes instituições financeiras. Esses estudos são apresentados em detalhe no capítulo de revisão bibliográfica. A metodologia utilizada para mensurar a performance dos fundos se deu a partir dos parâmetros de rentabilidade, volatilidade, relação de risco retorno, Índice de Sharpe, Maximum drawdown, onde analisou-se os resultados de dois grupos, fundos independentes e fundos não independentes a partir de uma amostragem de 62 fundos, seguindo os critérios de inclusão e exclusão abordados ao longo do estudo. Sendo o objetivo desse estudo verificar se existe uma anomalia entre a performance de fundos multimercados geridos por instituições independentes e fundos geridos por grandes instituições, pois, a indústria de fundos no Brasil continua a crescer a cada ano que passa e no decorrer do tempo, as instituições independentes têm ganhado mais espaço nesse mercado. Somando ao grande acervo de estudos já existentes sobre a indústria de fundos no Brasil e no mundo, pretendo expor uma visão ampla e atualizada na identificação de desempenho dos fundos analisados nesse trabalho, com isso, possivelmente trazendo mais clareza no processo de identificação fundos para os investidores. Encontraram-se evidências que justificam que uma porcentagem significativa de fundos multimercado explora anomalias em comum, como tamanho e valor de mercado. Além disso, compartilham de um mesmo resultado: a gestão ativa agrega valor para o investidor, ademais, o presente trabalho mostra que a performance dos fundos independentes mostrou melhor desempenho ao de fundos geridos por grandes instituições financeiras.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui