$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: FIIS VS REITS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DA EVOLUÇÃO DA INDÚSTRIA DE FUNDOS IMOBILIÁRIOS NO BRASIL E SUA INSPIRAÇÃO AMERICANA
Autor: VICTOR FERREIRA CARNEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANTONIO MARCOS HOELZ PINTO AMBROZIO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72577
Catalogação:  21/08/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72577&idi=1

Resumo:
Em minha monografia, analisei a evolução e as diferenças entre os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) no Brasil e os Real Estate Investment Trusts (REITs) nos Estados Unidos, destacando como cada mercado se desenvolveu e os fatores que influenciaram seu crescimento. O estudo partiu da observação do exponencial aumento do mercado de FIIs no Brasil, que passou de 176 fundos e 100 mil cotistas em 2012 para mais de 700 fundos e 2 milhões de cotistas em 2023, com o valor de mercado do IFIX saltando de 12 bilhões de reais para 105 bilhões de reais no mesmo período. No entanto, apesar desse crescimento, o mercado brasileiro ainda é incipiente comparado ao americano, onde os REITs atingiram US$1,2 trilhões em capitalização em 2022. Minha pesquisa mostrou que os FIIs e os REITs possuem estruturas e regulamentações distintas. Enquanto os FIIs são fundos de condomínio fechado, geridos externamente e obrigados a distribuir 95 por cento dos lucros semestrais, os REITs são empresas com gestão interna ou externa, que distribuem 90 por cento dos lucros anuais e têm maior flexibilidade para reinvestir e expandir seus portfólios. Além disso, os REITs podem investir globalmente e emitir dívidas com mais facilidade, enquanto os FIIs estão restritos ao mercado nacional e enfrentam limitações para alavancagem. Outro ponto relevante foi a diferença na composição setorial. No Brasil, os fundos de papel (que investem em dívidas imobiliárias, como CRIs) ganharam destaque, representando 42 por cento do IFIX em 2023, enquanto os fundos de "tijolo" (imóveis físicos) perderam espaço, especialmente os de lajes corporativas. Nos EUA, os REITs de equity (equivalente aos fundos de tijolo) dominam o mercado, com 96 por cento da capitalização, e incluem setores como residencial, data centers e telecomunicações, inexistentes ou pouco explorados no Brasil. Também explorei como a cultura de investimento influencia esses mercados. No Brasil, os FIIs atraem investidores avessos a riscos, buscando renda passiva com menor volatilidade. Já nos EUA, os REITs são vistos como investimentos de longo prazo, alinhados à cultura de ações. Concluí que, embora o mercado brasileiro possa se inspirar na flexibilidade e diversificação dos REITs, é essencial adaptar as mudanças ao perfil do investidor local, mantendo a segurança e os benefícios tributários que impulsionaram o crescimento dos FIIs.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui