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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ATITUDE DE PROFESSORES FRENTE À EDUCAÇÃO INCLUSIVA Autor: BIANCA PAIVA TISI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JEAN CARLOS NATIVIDADE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72494
Catalogação: 19/08/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72494&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72494
Resumo:
Título: ATITUDE DE PROFESSORES FRENTE À EDUCAÇÃO INCLUSIVA Autor: BIANCA PAIVA TISI
Nº do Conteudo: 72494
Catalogação: 19/08/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72494&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72494
Resumo:
Essa pesquisa teve como objetivo verificar relações entre variáveis concernentes à experiência e treinamento com educação inclusiva (ter experiência prévia com educação inclusiva; tempo de experiência; ter treinamento adicional; convivência com pessoas com deficiência; o local de trabalho ser público ou particular; e se os recursos desse local possibilitam a presença da
educação inclusiva) e a atitude de professores frente a educação inclusiva. A atitude foi aferida por meio da escala: Atitudes em relação à Educação Inclusiva (Crochík, 2004). A pesquisa foi aplicada em 35 professores da educação infantil e básica, a média de idade foi de 36,4 anos (DP igual 14,5), sendo 80 por cento (n igual 28) mulheres e 20 por cento (n igual 7) homens. No que diz respeito à escolaridade, 68,5 por cento (n igual 24) da amostra possuía graduação ou pós-graduação completa, e 31,5 por cento (n igual 11) ainda não haviam completado o curso superior. A amostra continha participantes de diferentes estados do Brasil, sendo a maior parte do Rio de Janeiro, 54,3 por cento. Aplicou-se um questionário composto de três partes: a primeira contendo perguntas
sociodemográficas; a segunda com perguntas abordando as diferentes variáveis; e a terceira que continha a Escala de Atitudes em Relação à Educação Inclusiva. A atitude dos professores é considerada um dos principais obstáculos ao funcionamento da educação inclusiva e, por isso, é essencial dar a devida importância para a mesma, a fim de se criar um espaço mais democrático e com menos preconceitos. Os resultados não mostraram correlações significativas entre atitude frente a educação inclusiva e as variáveis renda bruta, percepção de renda, tempo de trabalho, idade, sexo, se trabalha em instituição privada ou pública, se tem curso superior completo ou não, se possui treinamento para trabalhar com educação inclusiva, se tem ou não experiência trabalhando com educação inclusiva e se possui ou convive com alguém que tenha alguma deficiência.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
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