XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A REDE DE APOIO E OS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DO ALUNO DE INCLUSÃO Autor: LETÍCIA LARICCHIA DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72488
Catalogação: 18/08/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72488&idi=1
Resumo:
Título: A REDE DE APOIO E OS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DO ALUNO DE INCLUSÃO Autor: LETÍCIA LARICCHIA DE OLIVEIRA
Nº do Conteudo: 72488
Catalogação: 18/08/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72488&idi=1
Resumo:
A temática da inclusão é muito recorrente nos tempos atuais. Em um país onde
vemos questões como preconceito e desigualdades sendo tão reforçados, o ambiente
escolar torna-se um lugar em que pretende-se amenizar essas diferenças. Pelo fato
de haver um histórico segregador, as escolas passam ainda por um árduo processo
de Inclusão. o presente trabalho tem como objetivo ressaltar a importância da família
nesse processo, pois é nela que o sujeito começa a se constituir. Também será
abordado o histórico em que essa prática vem se constituindo, transformando o olhar
pra esse aluno em situação de Inclusão, que sempre foi pela ótica da falta, em um
agente transformador da sua realidade, incluindo a prática da mediação escolar, seus
desafios, e apresentando uma visão crítica que o Psicólogo deve ter ao lidar com esse
contexto, priorizando a importância de que a criança não seja estigmatizada por uma
práxis social limitadora, e possa, através do desenvolvimento de sua subjetividade,
conhecer e desenvolver suas potencialidades, consolidando uma formação
humanizadora.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
PDF ![]() |