$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: EVASÃO ESCOLAR: UMA REFLEXÃO SOBRE AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DO ABANDONO ESCOLAR DURANTE A ADOLESCÊNCIA
Autor: BRUNNA REZENDE MENEGUELLI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72476
Catalogação:  18/08/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72476&idi=1

Resumo:
A preocupação básica deste estudo é refletir sobre a problemática da evasão escolar, suas causas e consequências, e discutir de que forma é possível utilizar a Psicologia como uma ferramenta neste contexto. Esta revisão bibliográfica tem como objetivo relacionar os atravessamentos que permeiam o ambiente escolar no qual o aluno é inserido, buscando analisar quais são os fatores que influenciam a decisão do educando, um adolescente na maior parte dos casos, em abandonar seus estudos. Excesso de conteúdo, necessidade de trabalhar para prover o sustento familiar, conteúdo desconexo com a realidade do estudante, falta de engajamento, drogas e violência são apenas alguns dos aspectos levados em consideração acerca da temática. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como ARROYO (2001), FERREIRA (2001), VAZ (1994), BOCK (2007) e ERICKSON (1963) e dados adquiridos pelos institutos de maior prestígio no país, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), entre outros, procurando enfatizar como esta questão possui origens concorrentes e cumulativas, e não somente um único fator gerador. Além disso, é crucial abarcar o conhecimento da Psicologia moderna como um potencial agente transformador de um ambiente que reflete as desigualdades sociais presentes na sociedade, no intuito de diminuir barreiras e ampliar o diálogo necessário entre a instituição, seus agentes e a comunidade. Concluiu-se que, é de suma importância que se una esforços entre os principais atores dessa relação, para que seja possível a captação dos sinais que culminam no movimento de abandono a fim de evitá-lo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui