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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: EVASÃO ESCOLAR: UMA REFLEXÃO SOBRE AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DO ABANDONO ESCOLAR DURANTE A ADOLESCÊNCIA Autor: BRUNNA REZENDE MENEGUELLI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72476
Catalogação: 18/08/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72476&idi=1
Resumo:
Título: EVASÃO ESCOLAR: UMA REFLEXÃO SOBRE AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DO ABANDONO ESCOLAR DURANTE A ADOLESCÊNCIA Autor: BRUNNA REZENDE MENEGUELLI
Nº do Conteudo: 72476
Catalogação: 18/08/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72476&idi=1
Resumo:
A preocupação básica deste estudo é refletir sobre a problemática da evasão escolar, suas causas e consequências, e discutir de que forma é possível utilizar a Psicologia como uma ferramenta neste contexto. Esta revisão bibliográfica tem como objetivo relacionar os atravessamentos que permeiam o ambiente escolar no qual o aluno é inserido, buscando analisar quais são os fatores
que influenciam a decisão do educando, um adolescente na maior parte dos casos, em abandonar seus estudos. Excesso de conteúdo, necessidade de trabalhar para prover o sustento familiar, conteúdo desconexo com a realidade do estudante, falta de engajamento, drogas e violência são apenas alguns dos aspectos levados em consideração acerca da temática. Realizou-se uma
pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como ARROYO (2001), FERREIRA (2001), VAZ (1994), BOCK (2007) e ERICKSON (1963) e dados adquiridos pelos institutos de maior prestígio no país, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), entre outros, procurando enfatizar como esta questão possui origens concorrentes e cumulativas, e não somente um único fator gerador. Além disso, é crucial abarcar o conhecimento da Psicologia moderna como um potencial agente transformador de um ambiente que reflete as desigualdades sociais presentes na sociedade, no intuito de diminuir barreiras e ampliar o diálogo necessário entre a instituição, seus agentes e a comunidade. Concluiu-se que, é de suma importância que se una esforços entre os principais atores dessa relação, para que seja possível a captação dos sinais que culminam no movimento de abandono a fim de evitá-lo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
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