$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: INTERAÇÕES E CUIDADOS POSSÍVEIS ENTRE PAIS E FILHOS
Autor: GIOVANNA MAIA CRIVANO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUCIANA FONTES PESSOA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72471
Catalogação:  18/08/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72471&idi=1

Resumo:
Desde o nascimento já é possível verificar interações entre pais e filhos (Seidl de Moura e Ribas, 2004). Essas interações contribuem significativamente para a criação de vínculos fundamentais para a sobrevivência dos bebês (Vicente, 2009). Além de interações e proteção os bebês necessitam também de cuidados, que no presente trabalho serão organizados a partir dos seis Sistemas de Cuidados Parentais de Heidi Keller (2012). De maneira geral, todos os bebês necessitam da formação desses laços e acredita-se que quando a vida começa diferente, isto é, quando os recém-nascidos são alocados em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, essa vinculação pode, de alguma forma, ser afetada. São afetados tanto a possibilidade de interação que os pais podem ter com seus filhos, como a forma que tais cuidados podem ser exercercidos (Braga e Morsch, 2003). Neste trabalho, buscou-se investigar como se dá tais mudanças dentro do ambiente intensivista neonatal. A partir de um estágio em uma UTI Neonatal em um hospital do Rio de Janeiro foi compreendido que os sistemas mais privilegiados pelos pais de bebês internados são os sistemas de contato corporal e face-a-face, seguido pelo sistema de cuidados básicos e com forte uso do MétodoCanguru. Acredita-se que tal investigação contribui para os estudos de Psicologia e para o melhor manejo da família e da vinculação mãe-bebê dentro da UTI Neonatal.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui