XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: JOGO VIRTUAL SOUVENIR NO PROCESSO DE REABILITAÇÃO COGNITIVA: UM ESTUDO DE CASO COM APONTAMENTOS PARA VALIDADE DE CONSTRUTO Autor: FIDEL SAMORA BARBOSA P DINIZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
HELENICE CHARCHAT FICHMAN - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72469
Catalogação: 18/08/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72469&idi=1
Resumo:
Título: JOGO VIRTUAL SOUVENIR NO PROCESSO DE REABILITAÇÃO COGNITIVA: UM ESTUDO DE CASO COM APONTAMENTOS PARA VALIDADE DE CONSTRUTO Autor: FIDEL SAMORA BARBOSA P DINIZ
Nº do Conteudo: 72469
Catalogação: 18/08/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72469&idi=1
Resumo:
O envelhecimento é um processo pelo qual o sujeito passa por diversas alterações em diferentes dimensões de sua vida. Assim como as demais fases do desenvolvimento, esta também tem características importantes. A primeira delas é alteração de processos cognitivos como a memória. Sendo assim, a neuropsicologia se coloca como uma peça fundamental para o auxilio
nessa caminhada, já que, através de práticas como a reabilitação cognitiva e o treinamento cognitivo conseguem amenizar os déficits cognitivos e melhorar a qualidade de vida. Esta pesquisa, portanto, tem como objetivo verificar se o jogo virtual intitulado Souvenir criado pelo departamento de psicologia em parceria com o departamento de design da PUC-Rio, consegue realmente ser uma ferramenta de reabilitação cognitiva efetiva, especificamente no construto de memória episódica, em pacientes idosos diagnosticados com comprometimento cognitivo leve amnéstico (CCL-A). Para isso, foram organizadas duas sessões semanais de reabilitação com estratégias de memorização estruturadas que, ao final do treinamento, tiveram alterações positivas em diversos aspectos cognitivos.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
PDF ![]() |