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Avançada


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Título: JOGO VIRTUAL SOUVENIR NO PROCESSO DE REABILITAÇÃO COGNITIVA: UM ESTUDO DE CASO COM APONTAMENTOS PARA VALIDADE DE CONSTRUTO
Autor: FIDEL SAMORA BARBOSA P DINIZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  HELENICE CHARCHAT FICHMAN - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72469
Catalogação:  18/08/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72469&idi=1

Resumo:
O envelhecimento é um processo pelo qual o sujeito passa por diversas alterações em diferentes dimensões de sua vida. Assim como as demais fases do desenvolvimento, esta também tem características importantes. A primeira delas é alteração de processos cognitivos como a memória. Sendo assim, a neuropsicologia se coloca como uma peça fundamental para o auxilio nessa caminhada, já que, através de práticas como a reabilitação cognitiva e o treinamento cognitivo conseguem amenizar os déficits cognitivos e melhorar a qualidade de vida. Esta pesquisa, portanto, tem como objetivo verificar se o jogo virtual intitulado Souvenir criado pelo departamento de psicologia em parceria com o departamento de design da PUC-Rio, consegue realmente ser uma ferramenta de reabilitação cognitiva efetiva, especificamente no construto de memória episódica, em pacientes idosos diagnosticados com comprometimento cognitivo leve amnéstico (CCL-A). Para isso, foram organizadas duas sessões semanais de reabilitação com estratégias de memorização estruturadas que, ao final do treinamento, tiveram alterações positivas em diversos aspectos cognitivos.

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