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Coleção Digital

Avançada


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Título: A INFLUÊNCIA DA DISSONÂNCIA COGNITIVA SOBRE A INTENÇÃO COMPORTAMENTAL
Autor: TIAGO AZEVEDO MAROT
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JEAN CARLOS NATIVIDADE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72465
Catalogação:  18/08/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72465&idi=1

Resumo:
Milhões de toneladas de plástico são descartados, anualmente, no mundo todo, causando danos ao meio ambiente e aos seres vivos em geral. Pesquisas experimentais indicam a dissonância cognitiva como uma técnica de persuasão eficaz no que se refere à adoção de comportamentos sustentáveis. A teoria da dissonância cognitiva é compreendida como um desconforto psicológico gerado pela presença de cognições inconsistentes. Essa teoria tem sido utilizada como base para estudos experimentais nos quais os pesquisadores induzem os participantes a experimentarem dissonância. Estudos com que visam a adoção de comportamentos sustentáveis vêm mostrando que pessoas que experimentam dissonância cognitiva demonstram maiores intenções de agir de maneira sustentável. Sendo assim, o objetivo da presente pesquisa é verificar a influência da dissonância cognitiva sobre o comprometimento e a intenção de participar em um evento de limpeza de praia. Para tanto, foi realizado um experimento com três variáveis independentes de dois níveis cada, formando oito grupos experimentais. A análises indicaram ausência de associação entre as condições e a quantidade de interessados em participar do evento de limpeza de praia. Discute-se que esse resultado pode ter ocorrido por alguns fatores, entre eles, as crenças compensatórias e a possível redução de dissonância gerada pelas primeiras perguntas acerca de comportamentos sustentáveis.

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