$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: PINÓQUIO, O MENINO DE VERDADE: A NOÇÃO DE TRAUMA DE FERENCZI À WINNICOTT
Autor: ANNA CAROLINA CORDEIRO DE FARIAS PEREIRA GUIMARãES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  TEREZINHA FERES CARNEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72464
Catalogação:  15/08/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72464&idi=1

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo investigar a teoria do trauma em Ferenczi e Winnicott, apontando para a construção do pensamento de cada um dos autores e abordando os aspectos envolvidos na experiência traumática. A partir dessa perspectiva, discutiremos o que seria um trauma considerado estruturante e o que definiria um trauma enquanto patológico no intuito de compreender qual seria a marca desse segundo e suas repercussões psíquicas. Vamos nos aprofundar, principalmente, nos mecanismos de defesa, para ambos os autores, frente à vivência traumática. Para ilustrar de forma lúdica a discussão teórica, analisaremos alguns trechos mais relevantes do filme Pinóquio, produzido por Walt Disney.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui