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Título: CONSTRUÇÃO DO QUADRO DE REFERÊNCIA CONCEITUAL DE UM SURVEY SOBRE DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO NA ESCOLA
Autor: MARIA ELISA V DA C C DE ALMEIDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72438
Catalogação:  15/08/2025 Liberação: 15/08/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72438&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72438&idi=2

Resumo:
A presente pesquisa insere-se no projeto intitulado Políticas Públicas de Ação Afirmativa e Desigualdades Sociais e Raciais na Educação Básica conduzido no âmbito do Laed/PUC-Rio e aqui nomeado como pesquisa principal. A tese foi desenvolvida com a finalidade de colaborar com o aprimoramento do survey adotado pela pesquisa principal e destinado a identificar, entre alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio de diversos campi do CPII, os grupos que, definidos segundo as características socioeconômicas e raciais, são mais afetados pelo preconceito e mais sofrem com práticas discriminatórias na escola. Para mensurar esses aspectos, o survey abrange sete áreas temáticas: raça, socioeconômica, orientação sexual, gênero, religião e local de moradia. Inspirado em pesquisas anteriores (Mazzon, 2009, Andrade, 2015), o questionário contempla três dimensões: (1) atitudes que expressam preconceito; (2) distância social, e (3) conhecimento ou experiências de práticas discriminatórias na escola (bullying). A tese toma o survey da pesquisa principal como material empírico com o objetivo de explicitar e sistematizar seu processo de construção e, principalmente, o quadro de referência que dá sustento teórico, conceitual e operacional ao desenho e aos construtos desse questionário destinado à mensuração de concepções preconceituosas e de ações discriminatórias entre alunos e professores do CPII. A tese mobiliza, entre outros, autores que, como Babbie (1999) e Pasquali (2003, 2009), têm discutido as características da pesquisa de survey. E também diversos autores da Sociologia (Bogardus, 1933, 1958; Coleman, 1988; Fiske, 1998, 2017), da Sociologia da Educação (Forquin, 2000; Mazzon, 2009; Ben Ayed, 2023; Nogueira, 2024), da Psicologia Social (Duckitt, 1992; Brown, 1995; Fiske et al. 2002; Castro, 2006) e do Direito (Moreira, 2017; Menna Barreto, 2021), áreas que tem se debruçado sobre o preconceito e a discriminação do ponto de vista conceitual e teórico e sobre sua operacionalização em pesquisas quantitativas e qualitativas. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa envolveu a revisão e análise da literatura, a criação de categorias de análise e sua articulação em construtos sobre três temas específicos recortados das sete áreas temáticas abrangidas pelo survey da pesquisa principal, a saber: construtos de natureza socioeconômica, racial e de gênero. Esse processo abrangeu: (i) uma discussão de natureza teórica e conceitual sobre o quadro de referência e sobre a noção e operacionalização de construtos em pesquisas de survey; (ii) a revisão da literatura sobre preconceito e discriminação de natureza socioeconômica, racial e de gênero; (iii) a explicitação sobre a forma específica como o survey da pesquisa principal procura expressar crenças preconceituosas e atitudes discriminatórias em ambiente escolar; (iv) análises exploratórias sobre como os blocos e itens do survey expressam especificamente essas temáticas e a sua articulação com a fundamentação teórica e conceitual mais ampla. Os principais resultados permitem: explicitar as características gerais da pesquisa de survey e as características específicas do survey adotado na pesquisa principal; identificar e explicitar as noções teóricas e conceituais subjacentes aos itens do survey e seu potencial para uma análise ampliada e aprofundada das respostas dos alunos do CPII ao questionário; a construção de um Quadro de Referência Conceitual, cujos descritores especificam as diferentes manifestações do preconceito e da discriminação nas áreas socioeconômica, de gênero e racial; e analisar os construtos nas diferentes escalas adotadas (Likert, Bogardus e bullying), explorando suas conexões com a literatura e com o quadro de referência teórico conceitual.

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