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Título: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DO INSUCESSO DE CONCESSÕES DE INFRAESTRUTURA: EVIDÊNCIAS DE RODOVIAS BRASILEIRAS
Autor: ARTHUR MAURÍCIO RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LEONARDO BANDEIRA REZENDE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72400
Catalogação:  13/08/2025 Liberação: 13/08/2025 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72400&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72400&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72400

Resumo:
Contratos de concessão são amplamente utilizados nos países em desenvolvimento para financiar projetos de infraestrutura, como rodovias, ferrovias e sistemas de energia e saneamento básico. Entretanto, muitos contratos de concessão são rescindidos antes de sua conclusão, causando deterioração da infraestrutura física em função de investimentos não realizados. Este estudo é constituiído de análises complementares com o objetivo de explorar as causas e as consequências dos fracassos dos contratos de concessão no contexto institucional das concessões de transporte rodoviário brasileiras. Primeiramente, desenvolvemos um modelo estrutural dinâmico de escolha discreta no qual as empresas concessionárias decidem seus níveis de investimento e se rescindem seus contratos antecipadamente. Em segundo lugar, examinamos a relação entre o status de conservação das estradas e os custos de transporte, uma vez que as rodovias sob contratos de concessão apresentam qualidade significativamente melhor do que as administradas pelo poder público. Os resultados indicam que viajar em estradas de excelente qualidade custa aproximadamente a metade do que viajar em estradas mal conservadas. Essa estrutura permite investigar as implicações das rescisões antecipadas no bem-estar.

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