$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: USO DE CHATBOTS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: IMPLICAÇÕES PARA AUTORIA E AUTOEFICÁCIA
Autor: ANNA CLARA DINIZ CADILHE MACHADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ZENA WINONA EISENBERG - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72386
Catalogação:  13/08/2025 Liberação: 13/08/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72386&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72386&idi=2

Resumo:
As tecnologias digitais vêm remodelando os processos educativos, e a Inteligência Artificial (IA), especialmente os chatbots, podem impactar a autoria acadêmica e a autoeficácia dos estudantes. Esta dissertação investiga como estudantes universitários utilizam esses mecanismos e as suas possíveis implicações para a autoria e autoeficácia. A pesquisa fundamenta-se na autoeficácia, conforme Albert Bandura (1977), e na autoria, segundo Roland Barthes (2004). Por meio de uma pesquisa de métodos mistos, com aplicação de uma escala (AEFS) e de entrevistas semiestruturadas, foram utilizados os dados quantitativos para entendermos o nível de autoeficácia dos estudantes, e a transcrição das entrevistas para investigarmos os pontos principais em questão. Buscaram-se respostas sobre a relação entre IA e autoria, o impacto da autoeficácia no uso dessas ferramentas e suas práticas no ensino superior. Por fim, o estudo contribui para a adaptação de estratégias educacionais frente às novas dinâmicas tecnológicas, e incentiva maiores debates na área.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui