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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: USO DE CHATBOTS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: IMPLICAÇÕES PARA AUTORIA E AUTOEFICÁCIA Autor: ANNA CLARA DINIZ CADILHE MACHADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ZENA WINONA EISENBERG - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72386
Catalogação: 13/08/2025 Liberação: 13/08/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72386&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72386&idi=2
Resumo:
Título: USO DE CHATBOTS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: IMPLICAÇÕES PARA AUTORIA E AUTOEFICÁCIA Autor: ANNA CLARA DINIZ CADILHE MACHADO
Nº do Conteudo: 72386
Catalogação: 13/08/2025 Liberação: 13/08/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72386&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72386&idi=2
Resumo:
As tecnologias digitais vêm remodelando os processos educativos, e a
Inteligência Artificial (IA), especialmente os chatbots, podem impactar a autoria
acadêmica e a autoeficácia dos estudantes. Esta dissertação investiga como
estudantes universitários utilizam esses mecanismos e as suas possíveis
implicações para a autoria e autoeficácia. A pesquisa fundamenta-se na
autoeficácia, conforme Albert Bandura (1977), e na autoria, segundo Roland
Barthes (2004). Por meio de uma pesquisa de métodos mistos, com aplicação de
uma escala (AEFS) e de entrevistas semiestruturadas, foram utilizados os dados
quantitativos para entendermos o nível de autoeficácia dos estudantes, e a
transcrição das entrevistas para investigarmos os pontos principais em questão.
Buscaram-se respostas sobre a relação entre IA e autoria, o impacto da
autoeficácia no uso dessas ferramentas e suas práticas no ensino superior. Por fim,
o estudo contribui para a adaptação de estratégias educacionais frente às novas
dinâmicas tecnológicas, e incentiva maiores debates na área.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |