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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: INTEGRAÇÃO ENTRE INFORMAÇÃO LINGUÍSTICA E VISUAL NA LEITURA DE GRÁFICOS: EVIDÊNCIAS EXPERIMENTAIS Autor: NATALIA FERNANDES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ERICA DOS SANTOS RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72380
Catalogação: 13/08/2025 Liberação: 13/08/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72380&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72380&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72380
Resumo:
Título: INTEGRAÇÃO ENTRE INFORMAÇÃO LINGUÍSTICA E VISUAL NA LEITURA DE GRÁFICOS: EVIDÊNCIAS EXPERIMENTAIS Autor: NATALIA FERNANDES
Nº do Conteudo: 72380
Catalogação: 13/08/2025 Liberação: 13/08/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72380&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72380&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72380
Resumo:
Esta dissertação investigou a compreensão multimodal de constelações
texto-gráfico, em que gráficos representam, ilustram ou complementam conteúdos
textuais. A pesquisa, inserida na Psicolinguística e na Psicologia Cognitiva, baseia-
se na concepção de Letramento Estatístico de Gal (2002), na teoria de compreensão
de gráficos de Pinker (1980), e em estudos sobre integração texto-gráfico, como os
de Acartürk (2009), Rodrigues (2020), Almeida (2019) e Schnotz (2014).
Participaram alunos de graduação e pós-graduação, maiores de 18 anos, falantes
nativos de português brasileiro. Buscou-se identificar fatores que representam custo
na integração entre informação linguística e visual. Dois experimentos foram
conduzidos, manipulando fatores bottom-up e top-down. O primeiro utilizou uma
tarefa off-line de seleção de imagem, focalizando a relação entre a natureza da
variável no eixo horizontal do gráfico (contínua ou discreta) e o tipo de frase no
título (frase de tendência ou pontual), investigando como esses fatores influenciam
a escolha do gráfico (linha ou colunas). A hipótese previa preferência por gráficos
de colunas na condição congruente DP (variável discreta mais frase pontual) e por
gráficos de linha na condição CT (contínua mais tendência), e ausência de preferência
nas incongruentes (DT e CP). Os resultados mostraram preferência clara por
colunas apenas em DP. Em CT, houve tendência por gráficos de linha, sem
significância estatística. Supõe-se que algumas variáveis contínuas no eixo x podem
ter sido percebidas como categorias, influenciando a escolha dos participantes. O
número reduzido de pontos (três) pode ter favorecido essa leitura. Em CP, as médias
para colunas e linha ficaram muito próximas, indicando competição. Em DT,
observou-se preferência significativa por colunas, o que não era esperado. Nessa
condição, o verbo variar foi usado em todas as frases. Embora remeta a ideia de
tendência, pode também expressar diferenças pontuais. Assim, com eixo x discreto,
os participantes pareceram adotar essa segunda leitura, revelando o impacto da
informação visual na interpretação linguística. O segundo experimento empregou
rastreamento ocular (eye tracking) para examinar se a presença, no texto, de uma
frase que explicita informação do gráfico (frase-crítica) afeta a leitura e
compreensão multimodal. O gráfico era apresentado ao lado do texto (à direita ou
esquerda), com duas áreas de interesse (texto e gráfico). As variáveis dependentes
incluíram medidas oculares (como número e duração de fixações, percentual de
visitas) e taxa de acerto em perguntas de compreensão. Esperava-se que a frase
crítica facilitasse a integração verbal-visual. Houve diferença significativa entre
áreas para tempo total e número de fixações, com valores mais altos no texto, mas
não para a duração média ou proporção de visitas, sugerindo que o resultado se deve
ao maior volume textual. A taxa de acerto foi alta, com diferença significativa em
perguntas focadas apenas no gráfico: a condição sem frase crítica teve desempenho
superior, sugerindo inspeção mais completa do gráfico quando não havia
direcionamento. Também foi observada maior atenção à área à esquerda,
independentemente de ser texto ou gráfico, possivelmente devido à direcionalidade
da leitura ocidental. Os resultados apontam para a complexa interação entre
informações bottom-up e top-down na compreensão de constelações texto-gráfico.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |