$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: O PAPEL DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL INFANTIL
Autor: ADRIANA FERNANDES VIEIRA DE CASTRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUCIANA FONTES PESSOA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72378
Catalogação:  13/08/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72378&idi=1

Resumo:
A investigação dos aspectos fundamentais do desenvolvimento infantil aponta para o papel central desempenhado pelo brincar. Ao longo dos primeiros anos de vida, a criança integra sensações e experiências por meio do brincar, elaborando gradativamente situações mais complexas do ponto de vista socioemocional. A Academia Americana de Pediatria, em artigo publicado em 2018, recomenda que seus membros prescrevam o brincar aos seus pacientes, destacando que esta atividade não é fútil, mas ao contrário, é fundamental para a saúde física e mental da criança. No modelo de Habilidades de Vida, proposto pela Organização Mundial da Saúde, três categorias de habilidades são destacadas como fundamentais: sociais e interpessoais, cognitivas e habilidades para manejar as emoções. As contribuições teóricas de Donald Woods Winnicott e Lev Vygotsky que oferecem subsídios para a exploração do papel do brincar no desenvolvimento socioemocional foram destacadas na presente monografia. Apesar de partirem de pressupostos teóricos distintos, os dois autores evidenciam a importância do ambiente facilitador, capaz de mediar as relações entre mundo interior e exterior. Aspectos relevantes do brincar ao longo do desenvolvimento foram abordados a partir das contribuições da Psicologia do Desenvolvimento, tendo como base as contribuições de Papalia e Feldman. Reforçou-se que o desenvolvimento emocional está associado a diferentes manifestações das emoções ao longo da infância. Regulação emocional e competência emocional são conceitos essenciais para o entendimento de como a criança pode estabelecer relações sadias e se sentir pertencente ao seu grupo social. O brincar perpassa as relações sociais e proporciona possibilidades da criança se autorregular e utilizar suas competências para manejar situações carregadas emocionalmente. Acredita-se ser fundamental que os psicólogos voltados ao público infantil estejam atentos aos desdobramentos das manifestações do brincar na contemporaneidade e suas relações com o desenvolvimento socioemocional de forma a promover intervenções eficazes em sua prática que visem o bem estar psíquico da criança.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui