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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM PROTOCOLO EM TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL PARA MANEJO DE ANSIEDADE EM JOVENS DO ENSINO MÉDIO E PRÉ VESTIBULAR Autor: BRUNA MARIA CHAGAS SOARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA AMELIA PENIDO SAMPAIO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72374
Catalogação: 13/08/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72374&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72374
Resumo:
Título: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM PROTOCOLO EM TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL PARA MANEJO DE ANSIEDADE EM JOVENS DO ENSINO MÉDIO E PRÉ VESTIBULAR Autor: BRUNA MARIA CHAGAS SOARES
Nº do Conteudo: 72374
Catalogação: 13/08/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72374&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72374
Resumo:
O vestibular é uma prova anual que serve como a principal forma de entrada nas universidades brasileiras. Alguns alunos, entretanto, apresentam altos níveis de ansiedade durante a preparação para a prova, prejudicando seu desempenho nos estudos. Os protocolos de tratamento baseados na terapia cognitivo comportamental têm se mostrado eficazes para a redução dos níveis elevados de ansiedade. O objetivo desse estudo foi desenvolver e avaliar a eficácia de um protocolo baseado em terapia cognitivo comportamental para estudantes de ensino médio e pré-vestibular ansiosos. Foram selecionados 24 alunos e divididos em 2 grupos, 12 alunos no grupo intervenção e 12 alunos no grupo controle em lista de espera. Foram realizadas oito sessões de psicoterapia em grupo para o grupo intervenção. Todos os alunos foram avaliados antes e após o tratamento. Os resultados mostraram uma redução nos níveis de ansiedade do grupo intervenção em relação ao grupo controle em lista de espera, que, por sua vez, teve seus níveis de ansiedade aumentados.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
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