$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM PROTOCOLO EM TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL PARA MANEJO DE ANSIEDADE EM JOVENS DO ENSINO MÉDIO E PRÉ VESTIBULAR
Autor: BRUNA MARIA CHAGAS SOARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA AMELIA PENIDO SAMPAIO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72374
Catalogação:  13/08/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72374&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72374

Resumo:
O vestibular é uma prova anual que serve como a principal forma de entrada nas universidades brasileiras. Alguns alunos, entretanto, apresentam altos níveis de ansiedade durante a preparação para a prova, prejudicando seu desempenho nos estudos. Os protocolos de tratamento baseados na terapia cognitivo comportamental têm se mostrado eficazes para a redução dos níveis elevados de ansiedade. O objetivo desse estudo foi desenvolver e avaliar a eficácia de um protocolo baseado em terapia cognitivo comportamental para estudantes de ensino médio e pré-vestibular ansiosos. Foram selecionados 24 alunos e divididos em 2 grupos, 12 alunos no grupo intervenção e 12 alunos no grupo controle em lista de espera. Foram realizadas oito sessões de psicoterapia em grupo para o grupo intervenção. Todos os alunos foram avaliados antes e após o tratamento. Os resultados mostraram uma redução nos níveis de ansiedade do grupo intervenção em relação ao grupo controle em lista de espera, que, por sua vez, teve seus níveis de ansiedade aumentados.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui