$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: METAMEMÓRIA EM PACIENTES COM EPILEPSIA DO LOBO TEMPORAL SUBMETIDOS À NEUROCIRURGIA
Autor: FERNANDA ALVES FONSECA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  DANIEL CORREA MOGRABI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72364
Catalogação:  12/08/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72364&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72364

Resumo:
As epilepsias são transtornos neurológicos de alta prevalência, atingindo em torno de cinquenta milhões de pessoas em todo o mundo. A epilepsia do lobo temporal é a manifestação epiléptica mais comum, e a que apresenta maior índice de refratariedade farmacológica. Nesses casos, a neurocirurgia é a intervenção comumente recomendada para eliminar, ou reduzir, o número de crises. Esse transtorno promove diversas mudanças na vida dos indivíduos, provocando não só um impacto social, mas também diferentes prejuízos cognitivos. Uma alteração que pode ser associada ao quadro é das capacidades metacognitivas, mais especificamente, da metamemória, que pode ser definida como a crença do indivíduo sobre seus processos mnésicos. Nesse contexto, o presente trabalho teve por objetivo avaliar os processos de metamemória em pacientes com epilepsia do lobo temporal à direita e à esquerda, submetidos à neurocirurgia. Para isso, foram utilizados testes de memória episódica em sua modalidade verbal e em sua modalidade visual, além de uma tarefa experimental de metamemória, que consistia em perguntas feitas para os participantes, em diferentes momentos da realização das tarefas de memória, sobre a avaliação da sua performance na evocação dos estímulos. Na análise estatística dos dados, foi feito um teste t student com as variáveis sociodemográficas da população, e uma análise de variância (ANOVA) de design misto de três vias, com dois fatores intra-sujeitos (tempo e os ensaios nos quais foram feitas as perguntas), e com um fator inter-sujeito (lateralidade da lesão). As análises dos dados da tarefa de metamemória nos dois testes de memória episódica indicaram que os pacientes com lesão à direita subestimaram seu desempenho, enquanto pacientes com lesão à esquerda superestimaram. Além disso, os resultados indicam uma interação significativa entre ensaios x tempo, e a análise post-hoc sugeriu uma tendência para revisões de expectativas no ensaio A1. Tais dados sugerem capacidade preservada de monitoração metacognitiva, e corroboram com alguns estudos na literatura, indicando uma dissociação, nesta população, da capacidade de memória e das habilidades de metamória. Contudo, as pesquisas sobre o tema ainda são escassas, sendo necessário a realização de mais trabalhos na área para melhor compreender os processos de metamemória em pacientes com epilepsia do lobo temporal.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui