XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: O AUTISTA E OS DESAFIOS ENFRENTADOS AO INGRESSAR NO ENSINO REGULAR Autor: RAISSA SALOMON FREITAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUCIANA FONTES PESSOA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72363
Catalogação: 12/08/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72363&idi=1
Resumo:
Título: O AUTISTA E OS DESAFIOS ENFRENTADOS AO INGRESSAR NO ENSINO REGULAR Autor: RAISSA SALOMON FREITAS
Nº do Conteudo: 72363
Catalogação: 12/08/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72363&idi=1
Resumo:
O autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento que possui como características principais, o déficit nas áreas de interação social, comunicação, comportamentos restritos e repetitivos, os quais começam a se manifestar antes dos três anos de idade. Posto isto, o número de casos de autismo cresceu muito nos últimos anos, devido a diversos motivos, dentre eles, o maior número de diagnósticos do transtorno. Entretanto, muitas pessoas ainda não o conhecem de maneira aprofundada, o que acaba gerando impactos no processo de inclusão. Sendo assim, esse trabalho tem o objetivo de informar sobre o histórico, etiologia e sintomas desse transtorno. Ademais, buscou apresentar como foi o processo de inclusão até chegar à configuração dos dias de hoje, que ainda possui muitos obstáculos, principalmente em relação a adaptação de crianças autistas no ensino regular. Além disso, o presente trabalho também expõe as diversas possibilidades de métodos de intervenção, como formas de tratamento para o autismo. Acredita-se que esse trabalho poderá contribuir para esclarecimentos preliminares importantes no que tange a área que investiga o autismo, propriamente dito, e o processo de inclusão, especificamente, no ensino regular, interrelacionando a Psicologia do Desenvolvimento e a Psicologia da Educação.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
PDF ![]() |