$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: O AUTISTA E OS DESAFIOS ENFRENTADOS AO INGRESSAR NO ENSINO REGULAR
Autor: RAISSA SALOMON FREITAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUCIANA FONTES PESSOA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72363
Catalogação:  12/08/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72363&idi=1

Resumo:
O autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento que possui como características principais, o déficit nas áreas de interação social, comunicação, comportamentos restritos e repetitivos, os quais começam a se manifestar antes dos três anos de idade. Posto isto, o número de casos de autismo cresceu muito nos últimos anos, devido a diversos motivos, dentre eles, o maior número de diagnósticos do transtorno. Entretanto, muitas pessoas ainda não o conhecem de maneira aprofundada, o que acaba gerando impactos no processo de inclusão. Sendo assim, esse trabalho tem o objetivo de informar sobre o histórico, etiologia e sintomas desse transtorno. Ademais, buscou apresentar como foi o processo de inclusão até chegar à configuração dos dias de hoje, que ainda possui muitos obstáculos, principalmente em relação a adaptação de crianças autistas no ensino regular. Além disso, o presente trabalho também expõe as diversas possibilidades de métodos de intervenção, como formas de tratamento para o autismo. Acredita-se que esse trabalho poderá contribuir para esclarecimentos preliminares importantes no que tange a área que investiga o autismo, propriamente dito, e o processo de inclusão, especificamente, no ensino regular, interrelacionando a Psicologia do Desenvolvimento e a Psicologia da Educação.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui